• Joana Bicalho

Funil de Vendas

Atualizado: Jun 12

e a Comunicação Integrada da sua empresa


Você empresário ou gestor da comunicação ou marketing, tem feito postagens no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, e alcança o cliente certo?



Diagnóstico sem custo no mês de Junho/2020.

Análise Técnica de sua Rede Social - Clique e reserve!



Tem feito posts seguindo a linha editorial de cada rede social e, a partir daí, vem alcançando engajamento, relacionamento e venda?


Conseguiu estabelecer a meta de vendas, com base no Funil? Ficou corretamente estimada?

Já preencheu sozinho o Canvas para Funil de Vendas e, fazendo as ações, chegou bem perto da meta de estimada?


Tem investido em publicidade em redes sociais (SMA - Social Media Advertising) mas não está representando aumento de vendas?


Tem usado as estratégias de SMO - Social Media Optimization ( Otimização Orgânica para Mecanismos de Busca, em redes sociais e outros)?


Se a resposta foi não, está apenas desperdiçando recursos monetários, de tempo e de hora de trabalho e ainda sua criatividade. É hora de canalizar seus esforços!


Se a resposta foi sim, e mesmo assim percebe que as vendas não estão subindo, é importante momento de rever as estratégias e as ferramentas em uso (a partir do SMM - Social Media Marketing).


Você pode melhorar a performance hoje mesmo, aplicando algumas técnicas básicas:

Vamos começar por entender as ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS, e perceber onde pode estar o erro:


O que é Funil de Vendas?

É um canalizador, ou mesmo catalizador de potenciais clientes de acordo com suas necessidades.


Quais as Etapas do Funil de Vendas?



Topo do Funil - Etapa ATRAIR

É usada para chamar o público, expondo conteúdos, a partir de curiosidades ou provocações reflexivas. A sua tarefa é ATRAIR, mostrando que haverá ganho por parar um pouco, e se relacionar com sua marca.


Pode ser um Post em Rede Social, Um anúncio no Google Ads e muito mais... ao publicar artigos em blogs, posts e infográficos para se expressar, irá orientar o seu potencial público-consumidor, se é significante o que você entrega a ele. Use sempre informações de forma simples e prática.


Nesta etapa você propõe ao seu consumidor que dê um click, ou seja, que vá em busca de mais dados, informações, oferta de serviços. Você está propondo, assim, o engajamento.



Meio do funil - GERAR LEAD

O seu propósito aqui é GERAR LEADS (ou cadastro) de potenciais interessados. Estes chegam à sua empresa a partir do preenchimento de formulários, envio de mensagens, ou outros, provocados por um botão de CTA (Call to Action , ou seja, chamada para ação).


É hora de aprofundar um pouco os assuntos abordados nos conteúdos, deve-se mostrar ao seu cliente que os seus serviços são bons e que você tem conhecimento do assunto. Mostrar os diferenciais que o seu produto ou serviço tem em relação aos concorrentes.

No meio do funil você acaba convertendo o seu visitante em um Lead.


Mas Atenção: Não proponha cadastros, sem entregar o que promete, e que esta entrega seja de fato um excelente serviço, pois não fará o seu potencial cliente perder tempo à toa, certo?



Fundo do funil - CONVERTER, VENDER, FIDELIZAR

Momento onde você deve levar o seu cliente a adquirir aquilo que você oferece. Agora você deve usar uma abordagem mais direta, já que se ele chegou até aqui, certamente ele já conhece um pouco sobre sua empresa e se interessa pelos seus serviços.

Neste momento o formato do material é mais voltado para o seu produto, por isso utilize cases de sucesso, reviews do seu produto, depoimentos dos seus clientes.

Tudo isso ajudará o seu cliente a tomar a decisão de compra.


É a hora de Converter, transformar aquele cadastro (Leads) em clientes verdadeiros. Utilize também de Call-Center, se possível, pois em muitos casos, o contato pessoal e humanizado permite retirar as dúvidas finais, gerando ao cliente a segurança da compra.


E óbvio, cuide do pós-venda, certificando-se de que seu cliente adquiriu o que queria, ficou satisfeito e está feliz, o que certamente o levará a te indicar a outros potenciais compradores.


Comece por fazer já estas pequenas alterações em suas postagens e estratégias, e já perceberá respostas positivas!


Quer fazer um curso com 5 encontros, em sala de aula virtual e ao vivo?

Nova turma em Julho 2020!


- Mora em Portugal, ou África? Clique Aqui!

- Mora no Brasil? Clique Aqui!



Quer Recaptular?


São Etapas do Funil De Vendas


1- Atrair

Nesse momento usa-se de argumentos e mídia para fazer com o que o internauta ou o potencial cliente perceba que seu produto consegue resolver uma necessidade que ele possui, a partir desse momento iniciasse o funil de vendas.


2- Gerar Lead

Momento em que se utilizasse um link para levar o cliente para o seu local de interresse, um exemplo disso e um botão CTA (Call-to-action) a partir dai seu potencial cliente vai decolar numa pagina chamada de Landing page, hospedada em uma URL. Tendo tudo e qualquer resposta que ele possa imaginar. Em uma Landing page tem a possibilidade de criar um cadastro onde um potencial cliente deixa algumas informações pessoais como nome, telefone, cpf e outras. Dependendo da sua necessidade.


3- Converter

O Call-Center ativo é bastante utilizado nessa fase, em que uma equipe é treinada para que possa surpreender positivamente o potencial cliente. Aqui ele de fato considera que você, que sua marca, é uma boa escolha. Se convenceu!


4 - Fechar

Deixe-o livre e seguro em todas as dúvidas para que compreenda se de fato sua marca é a melhor para ele afinal, um pós-venda negativo, pode destruir uma marca. Neste momento ele irá adquirir o seu produto. Faça disto uma experiência positiva e memorável na vida do seu cliente.


5 - Fidelizar

Agora você tem mais uma pessoa para se relacionar no mundo do seu negócio! Trate-o com atenção, excelentes serviços. Busque feedback, entenda se ele está satisfeito e feliz. Afinal, ele confiou em você, na sua marca. E um cliente satisfeito, é um advogado, defensor da sua marca. É um cliente inclusivo, que amplia sua rede de relacionamentos.


Você já pode iniciar um planejamento, separando atividades para cada fase acima! Quer mais dicas práticas?


Mas não se esqueça de aplicar o SMA - Social Media Advertising) e o SMO - Social Media Optimization. Caso contrário, desperdiçará tempo e energia.


Quer fazer um curso com 5 encontros, em sala de aula virtual e ao vivo?

Nova turma em Julho 2020!

- Mora em Portugal, ou África? Clique Aqui!

- Mora no Brasil? Clique Aqui!



Como operar na prática com um Funil de Vendas no Excel?

Existem plataformas compradas com pagamentos de anuidades, voltadas para programar, desenvolver e controlar o Funil de Vendas.


Entretanto, você pode ter um Funil de Vendas Grátis, criado no Excel. Este vídeo do Douglas mostra uma super bem estruturada, que envolve vários vendedores. Assista ao vídeo, você vai gostar!


Funil de Vendas Excel



Você pode também acessar diversos modelos de Funil de Vendas Template em Excel, disponibilizados no Google, como exemplo este abaixo, da Enjoy:


Planilha excel disponibilizada pela marca Enjoy, em seu site.


Pode ainda utilizar o modelo Canvas, Funil de Vendas, como o exemplo abaixo:



Modelo https://www.funildevendas.com.br/Funil_de_Vendas_Canvas.pdf

Quer fazer um curso com 5 encontros, em sala de aula virtual e ao vivo?

Nova turma em Julho 2020.


- Mora em Portugal, ou África? Clique Aqui!

- Mora no Brasil? Clique Aqui!



O Funil de Vendas te ajuda a compreender quantos contatos você precisa, para alcançar sua meta de vendas


Como pode se perceber acima, você descreve a quantidade de Leads já conquistados (por exemplo a partir de um post, ou de um sorteio, ou de uma promoção, ou mesmo um banco de proponentes clientes que possui). E a partir do momento que vai trabalhando este Lead, com ligações telefônicas, por exemplo, filtra os contatos qualificados e interessados, ou seja, potenciais clientes. E na última linha da coluna G, você descreve as vendas efetivas. A Enjoy informa qual é a taxa média do mercado, o que te permitirá perceber se suas vendas estão além ou aquém da média.


Planilha excel disponibilizada pela marca Enjoy, em seu site.



Já na planilha excel acima, você percebe as etapas do Funil de Vendas como uma projeção, ou seja, demonstrando a sua estratégia de vendas. Define quanto deseja vender, identifica o ticket médio, ou seja, a média do valor pago por cada comprador e entende quantas vendas precisa fazer.


A partir daí, dentro das taxas médias em Funil de Vendas, a planilha projeta qual esforço deve ser feito por sua empresa, para conquistar as vendas desejadas. No exemplo acima, precisa-se de 120 Leads (cadastros) para alcance de 4 vendas.


E claro, esse Lead precisa ser qualificado. Como exemplo, você publicou um post já descrevendo o seu produto em redes sociais, ou mesmo fez publicidade no Google Ads, e as pessoas que clicaram no botão Call-to-Action , já estão pré-dispostas a ter esse produto.


Criar o Funil de Vendas já é um excelente caminho para seu Marketing Digital. O que não diminuir a importância de bem conhecer de estratégias, ferramentas, técnicas, veículos e meios de trazer resultados ou mesmo potencializar seu esforços. Faça uso do SMO, do SMA e do SMM!


Quer comentar este post, de forma a sugerir boas dias para os leitores, ampliando conhecimento e informação ao máximo de pessoas possível? Conteúdo colaborativo ajuda pessoas e amplia olhares! Vá em frente!



Quer fazer um curso com 5 encontros, em sala de aula virtual e ao vivo?

Nova turma em Julho 2020.


- Mora em Portugal, ou África? Clique Aqui!

- Mora no Brasil? Clique Aqui!

Estude mais sobre comunicação integrada e estratégica:

Curso Funil de Vendas - Aula Funil de Vendas - Gestão da Comunicação - Comunicação Integrada - Funil de Vendas - Vendas online - Comunicação Estratégica - Marketing e Vendas - Rede Comunicação, Marketing e Gestão - RedeCMG - Joana d´Arc Bicalho Félix


- Deseja receber um pequeno e-book sobre Comunicação Estratégica e Integrada? Preencha aqui seus dados e o receberá em 24 horas!


0 visualização