• Joana Bicalho

Planejamento e Gestão da Comunicação

Atualizado: Mai 8

Gestão da Comunicação que leva em conta a percepção do público interno, fornecedores, colaboradores, clientes, comunidade vizinha e governo, a respeito da organização, ganha confiança e  preferência de marca, melhor desenvolve os produtos e serviços e amplia, assim, a capacidade de retenção e conquista de novos clientes.


O sucesso na Gestão da Comunicação Empresarial (ou Organizacional)


- Há princípios básicos para alcançar respostas satisfatórias na Gestão da Comunicação:


- A existência de adequado Organograma que leva em conta as demandas em Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Publi Editorial (também chamado de Jornalismo Empresarial);

- na capacidade de liderança e olhar estratégico do gestor de comunicação;

- A capacidade de fluência da Informação, e a articulação do conhecimento entre as pessoas para a produção de idéias e alcance da Interação, baseada na cooperação que gera resultados para a empresa;

- A aproximação dessa liderança com o nível estratégico da organização;

- A existência do PDCA: Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação (monitoramento) dos resultados em comunicação;

- A Cultura Organizacional que deve compreender ser, a comunicação, papel de todos dentro da empresa, e não apenas da Unidade de Comunicação.


Instrumento básico na Gestão da Comunicação é o Plano de Comunicação, que está intimamente ligado ao Planejamento Estratégico Organizacional, e ao Plano de Marketing da empresa.


Como citar?

Figura: FÉLIX, Joana. O plano de comunicação com origem no planejamento estratégico. Disponível em < http://www.gestaodacomunicacao.com/gestao-da-comunicao>. Acesso em: dia mes ano.


Já o sucesso no Plano de Comunicação, está na correta identificação:

- dos cenários PESTEL (Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ecológico e Legal);

- das Forças e Fraquezas, Ameaças e Oportunidades (SWOT) da empresa e Produto a ser comunicado;

- do alinhamento das estratégias de comunicação organizacional com a Missão, Visão e Valores da empresa;

- de Estratégias, Objetivos e Metas que levem à Visão de futuro;

- do equilíbrio entre os 4Ps: Qualidade do Produto* X Preço, identificação da Praça ideal, e levantamento do melhor Composto de Comunicação (ou Complexo de Comunicação, ou Composto Promocional = sinônimos).

(*importante lembrar que Produto diz respeito ao tangível, mas também à pessoas, serviços, causas ou idéias, ou seja, o objeto da comunicação).


A Comunicação da Empresa (ou Organizacional) deve considerar diferentes Tipos de Abordagens e de Estratégias de Comunicação:


- há momentos para a Comunicação Mercadológica, que visa a venda de idéia, pessoa, causa ou produto (ao público interno e externo);


- e outros para a Comunicação Institucional, que visa mostrar os valores da marca, idéia ou pessoa (para todos os stakeholders).


- A eficaz Comunicação Administrativa, Operacional, Legal ou Técnica também é condição básica para sucesso na Gestão da Comunicação.


Como citar?

Figura: FÉLIX, Joana. O ambiente de comunicação organizacional.

Disponível em < http://www.gestaodacomunicacao.com/#!gesto-da-comunicao/c1xmg>. Acesso em: dia mes ano.


A primeira fala despertando o interesse na aquisição (voto, compra, assinatura, adesão...), e a segunda, o interesse em aproximação e comunhão de valores e princípios (cumplicidade de idéias e causas entre o consumidor ou cidadão, e a empresa ou pessoa, ou causa).



Deve ainda considerar:

- a necessidade de sempre manter os colaboradores informados antecipadamente ao público externo, pois com esses deve-se manter uma saudável cumplicidade e respeito;

- a importância de lembrar de todos os stakeholders da empresa, incluindo-os no plano anual de comunicação:



Para Margarida Kunsch, são quatro frentes de trabalho da Comunicação Organizacional:

>Comunicação mercadológica

>Comunicação institucional

>Comunicação interna e

>Comunicação administrativa operacional


Comunicação Organizacional é, assim, o processo da comunicação entre a empresa e os demais stakeholders da organização. Isso se dá em uma empresa privada, pública, ou mesmo do terceiro setor.


Mas a prática da Comunicação Organizacional Integrada torna-se quase impossível, se a empresa (privada, ou pública) não possuir uma Política de Comunicação Organizacional. Entenda mais!


- Deseja receber um pequeno e-book sobre Comunicação Estratégica e Integrada? Preencha aqui seus dados e o receberá em 24 horas!


-Quer comentar este post, de forma a sugerir boas dicas para os leitores, ampliando conhecimento e informação ao máximo de pessoas possível?

Conteúdo colaborativo ajuda pessoas e amplia olhares! Vá em frente!


- Dê dicas de temáticas que você deseja ver explicadas aqui:

Por Joana d'Arc Bicalho Félix.

5561 981129439

polinize@gestaodacomunicacao.com






- Estude mais sobre comunicação integrada e estratégica:

Curso Funil de Vendas - Vendas online - Comunicação Estratégica - Gestão da Comunicação - Comunicação Integrada - Marketing e Vendas - Rede Comunicação, Marketing e Gestão - RedeCMG - Joana d´Arc Bicalho Félix - Curso Comunicação Estratégica Integrada

72 visualizações