• Joana Bicalho

Mapa Estratégico aplicado à gestão da Comunicação

Atualizado: Abr 10

Compreenda a importância de você estabelecer um Mapa Estratégico de Comunicação na sua organização.



O que é o Mapa Estratégico?


O Mapa Estratégico representa visualmente os objetivos-chave da empresa e da contribuição de cada área nos resultados. Por meio da metodologia Balanced Scorecard (BSC), essa ferramenta ilustra o planejamento estratégico da organização e oferece uma visão geral dos caminhos que o gestor deve seguir.


Qual é a importância do Mapa Estratégico?


O Mapa Estratégico é o elo entre o sistema estratégico e as táticas da comunicação integrada. Além de traduzir a Missão, Visão e Valores institucionais, esse modelo ajuda o Gestor no processo de Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação de sua Unidade.


O Gestor de Comunicação pode estabelecer um Mapa Estratégico inclusive para a sua área, como forma de estruturar equipe, recursos, posicionamento, missão, visão e valores da área da Comunicação.




Quais são os objetivos do Mapa Estratégico?


Entre os principais objetivos do Mapa Estratégico, destacam-se:

Resumir as principais medidas para melhorar processos e atingir metas em cada área do negócio;

Explicar de forma clara e acessível o planejamento estratégico da empresa;

– Promover a integração das estratégias da empresa e tornar mais sincronizado o trabalho das equipes;

– Definir as responsabilidades dos colaboradores no contexto do negócio.




O exemplo abaixo mostra um modelo de Mapa Estratégico a ser aplicado em uma Unidade de Comunicação. Vale ressaltar que esse mapa precisa ser customizado, ou seja, aquilo que é aplicado a uma empresa não servirá para uma segunda empresa. Entenda melhor como construir esse Mapa Estratégico:





Mapa Estratégico em uma Unidade de Comunicação

FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.


Por que fazer o Mapa Estratégico?

O Mapa Estratégico irá orientar os seus colaboradores a melhor compreender os caminhos que devem seguir. Da mesma forma, evidenciará os recursos, a estrutura, o público-alvo, nicho, segmento para alcance de maneira estratégica da Missão e Visão Organizacional. Essa ferramenta também aumentará o engajamento e a cooperação entre os diversos profissionais da assessoria de comunicação (jornalistas, publicitários, relações públicas, profissionais de marketing digital, entre outros).



Como é a estrutura do Mapa Estratégico?

O Mapa Estratégico é organizado por meio de objetivos estratégicos distribuídos em 4 diferentes perspectivas:

Financeira: Como a empresa trabalha para realizar as expectativas dos acionistas em relação ao desempenho financeiro?

Clientes e Mercado: Como a empresa vai gerar valor para o cliente?

Processos Internos e Tecnologia: Quais são os processos que a empresa deve buscar a excelência para satisfazer os clientes?

Aprendizado e Crescimento: Como a empresa pode alinhar os seus ativos (pessoas, clima e cultura organizacional) na direção dos resultados?



Estrutura do Mapa Estratégico

Fonte: FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho.



Como montar o Mapa Estratégico?

Você pode montar o Mapa Estratégico da sua organização a partir da definição destes componentes:


1. Objetivo Principal: baseia-se na Missão, Visão e Valores da empresa

2. Proposta de Valor: declara quais são os benefícios que seu negócio oferece ao cliente.

3. Estratégias Financeiras: determina os indicadores essenciais da gestão financeira.

4. Estratégias para Clientes: estabelece as estratégias para aumentar a satisfação do seu público-alvo e, consequentemente, fidelizar seus clientes.

5. Estratégias Internas: define as metas para superar os desafios operacionais e, assim, atingir os resultados definidos pela instituição.

6. Estratégias de Aprendizado e Crescimento: identifica quais são os aprendizados fundamentais para alcançar os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo.



Como vimos, o desenvolvimento do Mapa Estratégico permite enxergar de forma direta e objetiva todos os caminhos que a empresa precisa seguir para alcançar suas metas. Essa ferramenta faz com que todos os colaboradores "remem" para o mesmo lado e alinhem os resultados em todas as dimensões do negócio.


Na Rede®️ CMG, você monta em sala de aula o seu Mapa Estratégico em um curso de 4h/aula + 1h de monitoria individual pela plataforma ZOOM ao vivo. O aluno sairá com o produto pronto a ser discutido com sua equipe e aplicado na sua organização.


Aproveite também para fazer o download gratuito do livro"Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de 23 renomados autores em 5 países". Clique aqui!


Quer fazer um curso nesta área?

Clique aqui





Referências


AFFONSO, Aníbal. Entendendo o mapa estratégico da empresa. Fev. 2018. Disponível em: <https://professorannibal.com.br/2018/02/06/entendendo-o-mapa-estrategico-da-empresa/>. Acesso em: 10 dez. 2020.


FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.


PATEL, Neil. Mapa Estratégico: O Que É e 6 Passos Simples Para Você Criar o Seu. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/mapa-estrategico/>. Acesso em: 10 dez. 2020.





80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo