• Joana Bicalho

Para que serve a Comunicação Organizacional?

Para que serve a Comunicação Organizacional
Para que serve a Comunicação Organizacional

A gestão da comunicação possui várias nuances a depender de como e onde é aplicada. Pensando nisso, a REDE disponibilizou a leitura gratuita do livro “Comunicação Estratégica: A visão de 23 renomados autores em 5 países” para que gestores, empresários, acadêmicos e estudantes tenham uma noção mais completa da magnitude da comunicação estratégica em várias perspectivas.

Os autores trazem desde os conceitos mais básicos até a utilização da comunicação estratégica em diferentes situações de mercado. E dentre os autores, é possível destacar aqui os pensamentos das professoras doutoras, Margarida Kunsch e Joana D’arc Bicalho.


Para Margarida Kunsch, doutora em Ciências da Comunicação, existem quatro frentes de trabalho da Comunicação Organizacional:

  • Comunicação mercadológica

  • Comunicação institucional

  • Comunicação interna e

  • Comunicação administrativa operacional


Comunicação Organizacional é, assim, o processo da comunicação entre a empresa e os demais stakeholders da organização, cujo processo não deve ser fragmentado e pode se aplicar para uma empresa privada, pública ou mesmo do terceiro setor.


Mas a prática da Comunicação Organizacional Integrada torna-se quase impossível se a empresa (privada, ou pública) não possuir uma Política de Comunicação Organizacional.


Facilitando o entendimento sobre Gestão da Comunicação


Segundo a professora doutora Joana d’Arc Bicalho Félix, pode-se dividir a comunicação em Comunicação Institucional aquela que fala ao coração e em Comunicação para a Atitude que deseja uma ação do receptor da mensagem. E ora ocorre no ambiente interno, ora no ambiente externo.


O sucesso na gestão da comunicação empresarial ou organizacional


A Gestão Estratégica da Comunicação que leva em conta a percepção do público interno, fornecedores, colaboradores, clientes, comunidade vizinha e governo, a respeito da organização ganha confiança e preferência de marca. Também desenvolve melhor os produtos e serviços, ampliando, assim, a capacidade de retenção e conquista de novos clientes.

O sucesso na Gestão da Comunicação Empresarial (ou Organizacional) necessita de:


  • Princípios básicos para alcançar respostas satisfatórias na Gestão da Comunicação;

  • Organograma que leva em conta as demandas em Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Publieditorial (também chamado de Jornalismo Empresarial);

  • Capacidade de liderança e olhar estratégico do gestor de comunicação;

  • Capacidade de fluência da Informação e a articulação do conhecimento entre as pessoas para a produção de ideias e alcance da Interação baseada na cooperação que gera resultados para a empresa;

  • Aproximação dessa liderança com o nível estratégico da organização;

  • Existência do PDCA: Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação (monitoramento) dos resultados em comunicação;

  • Cultura Organizacional que deve compreender ser a comunicação papel de todos dentro da empresa, e não apenas da Unidade de Comunicação.


Caminho para realizar a comunicação estratégica


  • Defina os problemas a serem resolvidos através de uma análise com e sem a equipe para finalidade comparativa;

  • Defina um objetivo (de acordo com a análise já feita e em paralelo ao público destinado);

  • Escolha os canais de comunicação da maneira mais otimizada;

  • Elabore o plano de mídia de maneira criativa, mas sempre lembrando do orçamento;

  • Sempre avalie os resultados e procure melhorar.



Por que o gestor de comunicação deve se preocupar com os diferentes tipos de comunicação?


O serviço de um gestor de comunicação é entrar em contato com as pessoas da maneira mais assertiva possível. Para isso, é preciso entender que existem vários públicos diferentes por aí e para cada um deles é necessária uma comunicação específica.

Logo, entender todos os tipos de comunicação, canais e as ações que são possíveis é a obrigação de um bom gestor. E para facilitar esse percurso a Rede CMG oferece o Curso de Comunicação Estratégica Integrada contando com 90h/ aula e mentorias para atualizar os gestores quanto aos melhores métodos de comunicação integrada.



A Rede® ️CMG oferece produtos que têm o objetivo de aprofundar o conhecimento de seus usuários a modo simples e direto, auxiliando-os em suas tarefas diárias de maneira funcional, tanto para atividades que necessitam de planilhas e outros materiais de apoio úteis, quanto para atividades que demandam conhecimento prévio além da aplicação.


Clique aqui para download do material que mais te interessar!

0 visualização0 comentário