• Joana Bicalho

Planejamento e Gestão da Comunicação

Atualizado: há 5 dias



O que é Gestão da Comunicação?


A gestão da comunicação se trata da melhora interativa entre os colaboradores de uma empresa, tornando toda a comunicação mais clara e funcional. Ou seja, engloba qualquer procedimento cujo objetivo é a melhora do quadro organizacional.


Como a Gestão da Comunicação ajuda a empresa pública e a empresa privada?


Tanto para instituições privadas como públicas, a gestão da comunicação serve para a otimização dos resultados dos funcionários, já que, fazendo tudo de maneira mais estratégica e organizada, garante um rendimento maior de suas tarefas. E inclusive faz com que os colaboradores se identifiquem mais com a empresa e, dessa forma, engajem junto com ela, sempre superando os limites e metas.


Como estruturar o departamento de comunicação para uma gestão eficaz?


  • Tenha um planejamento prévio: O ideal é que os funcionários não sigam apenas protocolos nos momentos necessários, mas que exista um planejamento estratégico antes mesmo do surgimento de qualquer crise. E esse tipo de planejamento profilático é o que vai gerar resultados positivos no entrosamento da equipe.

  • Entenda bem os canais de comunicação interna: Analise qual dos canais tem uma aderência mais positiva e, quando descobrir, não utilize-a apenas unilateralmente para direcionar informativos, mas também para entender melhor a equipe, recebendo feedbacks e resultados.

  • Estruture de modo que dê para fazer mensurações: Não se trata aqui de uma mensuração competitiva, mas para entender qual colaborador precisa de mais ajuda ou acompanhamento na realização das tarefas.

Existem mais metodologias que podem ser pesquisadas através de livros ou também aprendidas por cursos como o Curso de Comunicação 360º da Rede CMG, somando 2 encontros de 4h/ aula e uma mentoria.


Quem é o profissional responsável pela Gestão da Comunicação nas organizações?


O gestor de comunicação é alguém pleno em habilidades relacionais e liderança para que dessa forma seja capaz de inspirar e motivar o time a encontrar soluções de comunicação interna e externa. De maneira mais pontual, suas funções se resumem a:


  • Delegar as tarefas entre a equipe;

  • Passar confiança;

  • Desenvolver os relacionamentos internos e externos;

  • Colher e avaliar feedbacks para tomada de decisão.



Quando elaborar o plano de comunicação?

Considerando a relevância estratégica do plano de comunicação, ele deve ter algumas camadas. A princípio, deve apresentar planejamento de longo período como uma plano A, mas também estabelecer planos alternativos de acordo com as previsões feitas pelo gestor de comunicação.

As medidas estratégicas de comunicação previstas por um calendário de ações organizado conseguem conduzir a equipe ao êxito.


A gestão da comunicação possui várias nuances a depender de como e onde é aplicada. Pensando nisso, a REDE disponibilizou a leitura gratuita do livro “Comunicação Estratégica: A visão de 23 renomados autores em 5 países” para que gestores, empresários, acadêmicos e estudantes tenham uma noção mais completa da magnitude da comunicação estratégica em várias perspectivas.

Os autores trazem desde os conceitos mais básicos até a utilização da comunicação estratégica em diferentes situações de mercado. E dentre os autores, é possível destacar aqui os pensamentos das professoras doutoras, Margarida Kunsch e Joana D’arc Bicalho.


Para Margarida Kunsch, existem quatro frentes de trabalho da Comunicação Organizacional:

  • Comunicação mercadológica

  • Comunicação institucional

  • Comunicação interna e

  • Comunicação administrativa operacional


Comunicação Organizacional é, assim, o processo da comunicação entre a empresa e os demais stakeholders da organização, cujo processo não deve ser fragmentado e pode se aplicar para uma empresa privada, pública ou mesmo do terceiro setor.


Mas a prática da Comunicação Organizacional Integrada torna-se quase impossível se a empresa (privada, ou pública) não possuir uma Política de Comunicação Organizacional.


Facilitando o entendimento sobre Gestão da Comunicação


Segundo a professora doutora Joana d’Arc Bicalho Félix, pode-se dividir a comunicação em Comunicação Institucional aquela que fala ao coração e em Comunicação para a Atitude que deseja uma ação do receptor da mensagem. E ora ocorre no ambiente interno, ora no ambiente externo.


O sucesso na gestão da comunicação empresarial ou organizacional


A Gestão da Comunicação que leva em conta a percepção do público interno, fornecedores, colaboradores, clientes, comunidade vizinha e governo, a respeito da organização ganha confiança e preferência de marca. Também desenvolve melhor os produtos e serviços, ampliando, assim, a capacidade de retenção e conquista de novos clientes.

O sucesso na Gestão da Comunicação Empresarial (ou Organizacional) necessita de:


  • Princípios básicos para alcançar respostas satisfatórias na Gestão da Comunicação;

  • Organograma que leva em conta as demandas em Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Publieditorial (também chamado de Jornalismo Empresarial);

  • Capacidade de liderança e olhar estratégico do gestor de comunicação;

  • Capacidade de fluência da Informação e a articulação do conhecimento entre as pessoas para a produção de ideias e alcance da Interação baseada na cooperação que gera resultados para a empresa;

  • Aproximação dessa liderança com o nível estratégico da organização;

  • Existência do PDCA: Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação (monitoramento) dos resultados em comunicação;

  • Cultura Organizacional que deve compreender ser a comunicação papel de todos dentro da empresa, e não apenas da Unidade de Comunicação.


Caminho para realizar a comunicação estratégica


  • Defina os problemas a serem resolvidos através de uma análise com e sem a equipe para finalidade comparativa;

  • Defina um objetivo (de acordo com a análise já feita e em paralelo ao público destinado);

  • Escolha os canais de comunicação da maneira mais otimizada;

  • Elabore o plano de mídia de maneira criativa, mas sempre lembrando do orçamento;

  • Sempre avalie os resultados e procure melhorar.



Por que o gestor de comunicação deve se preocupar com os diferentes tipos de comunicação?


O serviço de um gestor de comunicação é entrar em contato com as pessoas da maneira mais assertiva possível. Para isso, é preciso entender que existem vários públicos diferentes por aí e para cada um deles é necessária uma comunicação específica.

Logo, entender todos os tipos de comunicação, canais e as ações que são possíveis é a obrigação de um bom gestor. E para facilitar esse percurso a Rede CMG oferece o Curso de Comunicação Estratégica Integrada contando com 90h/ aula e mentorias para atualizar os gestores quanto aos melhores métodos de comunicação integrada


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo