Comunicacao Estrategica - Capa-01.jpg

Comunicação Estratégica e Integrada

A visão de 23 renomados autores em 5 países

• BRASIL | Edmundo Brandão |  Henrique Moreira | Joana Bicalho | Jorge Duarte | Margarida  Kunsch | Maria  Fernanda Abreu | Maria Eugênia Porém | Tamara de Souza Brandão Guaraldo | Wilson Bueno • CHILE  | Juan Cristóbal | Rafael Sousa | Raúl Herrera Echenique | Raúl Bendezú Untiveros • ESPANHA | Maria Durán | Rafael Alberto  Perez   •  MÉXICO | Jorge   Hidalgo • PORTUGAL | Carlos Camponez | Cristina Rebelo | Jorge Sousa | Paulo Faustino | Rita Espanha | Suzana Cavaco | Teresa Ruão

O presente livro foi organizado ao longo de três anos a partir de muitas visitas a professores e estudiosos no tema em Portugal e diversos contatos na Espanha, México, Chile e Brasil. O objetivo foi reunir pensadores, cientistas, especialistas e consultores para juntos oferecermos a estudiosos, gestores de comunicação, empresários e estrategistas em comunicação governamental importantes reflexões, experiências e sugestões metodológicas para a praxis da Comunicação Estratégica, área científica emergente e eminentemente necessária, mas ainda pouco compreendida e praticada em empresas privadas, governo e terceiro setor.

 

A presente obra encontra-se estruturada em 02 partes, e será utilizada como bibliografia básica ou uma espécie de enciclopédia pela forma completa que se encontra por aqueles que buscam compreender o pensamento histórico e global da Comunicação Estratégica. São 23 autores, 16 capítulos em 512 páginas que aprofundam em importantes reflexões, chamam clássicos autores e mergulham no entendimento de conceitos, processos e casos na área. Se o leitor tem algum contato com a Comunicação Social e, sobretudo, com a área da Comunicação Estratégica, certamente, já ouviu falar nos nomes que se encontram nesta obra. E há também fundamental reflexão de doutores jornalistas aos Assessores de comunicação ou Medias sobre o papel informativo que exercem nas empresas públicas, privadas e terceiro setor.

 

Uma obra distribuída gratuitamente no meio digital de todos nós para todos vocês! O texto respeita o idioma da escrita e amplia o espaço da língua latina. Bom proveito!

BRASIL

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.44.49

Edmundo Brandão Dantas

Professor Associado dos cursos de graduação e pós- graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da UnB. Investigador e Líder do Grupo de Pesquisa “ Branding : construção, posicionamento, imagem e identidade de marca”. Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Federal de Santa Catarina). Engenheiro de telecomunicações (INATEL- MG) e Economista (AEUDF). Pós-Graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Mais de 30 anos de experiência na área de Marketing, como Chefe de Departamento de Marketing de empresas estatais e privadas.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.38.09

Joana d'Arc Bicalho Félix

Professora Doutora ministra disciplinas em Pós-Graduação e em Graduação nas áreas de Comunicação Organizacional e Comunicação de Marketing tais como Planejamento e Gestão; Comunicação Estratégica, Integrada e Organizacional; Assessoria de Comunicação e de Marketing em Ambiente online e offline; Assessoria de Comunicação em Redes Sociais envolvendo Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

 

Atua há mais de 20 anos como profissional e consultora de empresas na área. Possui diversos trabalhos realizados para empresas públicas, privadas e organismos do terceiro setor em Planejamento Estratégico de Comunicação, Política de Comunicação, Planejamento Tático e Operacional, Indicadores e Métricas de Comunicação e Reestruturação de Organograma e Fluxograma em Assessorias de Comunicação.

 

Coordenou por mais de 10 anos a pós-graduação em Gestão da Comunicação nas Organizações, do UniCEUB. Hoje coordena cursos in company e de extensão com foco na aplicação prática.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.43.41

Jorge Antonio Menna Duarte

Jornalista, relações-públicas, Mestre e Doutor em Comunicação. Atuou em rádios e jornais e foi dono de agência de comunicação. Foi professor em várias universidades. Atuou na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (2004 a 2012) onde foi assessor especial e diretor do Núcleo de Comunicação Pública. É gerente de Comunicação Estratégica na Embrapa, curador do Programa Avançado de Comunicação Pública da Aberje, diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e professor de pós-graduação. Top 5 Executivo de Comunicação Região Centro-Oeste 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020 - eleito por profissionais de Comunicação.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.47.18

Manoel Henrique Tavares Moreira

Professor titular de graduação e de pós-graduação, e pesquisador em Jornalismo. É Mestre e Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília - UNB. Coordena há 15 anos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Audiovisual e Design Gráfico do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

 

Ministra as disciplinas de Assessoria de Imprensa, Administração em Comunicação, História da Comunicação, História do Jornalismo e Planejamento Estratégico em Comunicação. Tem experiência profissional na área da Comunicação Organizacional, atuando principalmente em Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação e Gestão da Comunicação na área governamental, especificamente em instituições de Ensino Superior e órgãos de gestão de Ciência e Tecnologia.

margarida kunsch

Margarida Maria Krohling Kunsch

Professora titular e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde foi diretora entre 2013 e 2017. Doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo. É autora de vasta produção em Ciências da Comunicação e em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Sua trajetória acadêmica e profissional foi e é marcada por uma efetiva participação nas entidades científicas e associações de classe da área de Comunicação do Brasil e do Exterior, tendo participado da criação e ocupado cargos diretivos em diversas delas.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.40.29

Maria Eugênia Porém

Pós-doutora em Comunicação pela Escola de Artes e Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras- da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus de Araraquara/SP. Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus de Bauru/SP. Professora Assistente Doutora do curso de Relações Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado/Doutorado) da FAAC/Unesp. Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação Organizacional, Inovação e Gestão. Bolsista do CNPq atuante no Projeto Agentes Locais de Inovação/ Sebrae (2016-2020). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, inovação, gestão, organizações, empreendedorismo.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.45.47

Maria Fernanda Dangelo Valentim Abreu

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília, na linha de Estratégias Empresariais e Gestão de Marketing. Professora nos cursos de graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, Vice- líder do Grupo de Pesquisa: Branding Construção, Posicionamento, Imagem e Identidade de marca. Pesquisadora na área de Marketing, Branding e Planejamento. Publicitária pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - UniCEUB.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.41.49

Tamara de Souza Brandão Guaraldo

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp- campus de Marília/SP. Mestre e Bacharel em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista(Unesp) - campus de Bauru/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da FFC Unesp (PPGCI).

 

Professora Assistente Doutora dos cursos de Relações Públicas e Comunicação: Rádio, TV e internet da FAAC Unesp. Atua principalmente nos seguintes temas: mediação, práticas de informação, gestão da informação e da comunicação.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.55.48

Wilson da Costa Bueno

Jornalista, professor sênior da USP, com mestrado e doutorado em Comunicação e especialização em Comunicação Rural. Ex-docente de programas de pós- graduação em Comunicação, já orientou mais de 120 dissertações e teses em Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado. Coordenador de 8 cursos a distância nestas duas áreas promovidos pelo portal Comunicação a Distância www.comunicacaoadistancia.com.br Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria em Comunicação/Jornalismo.

CHILE

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.57.02

Juan Cristóbal Portales Echeverria's

Profesor y Director de Magister en Comunicación Estratégica de la Universidad Adolfo Ibañez de Chile. Consejero de la LLorente & Cuenca en Chile, LLYC - Consultoria de Comunicación del Año en América Latina (Latin American Excellence Awards e International Business Awards 2018). Top 17 de las empresas de comunicación más influyentes del mundo (Ranking Richtopia). Entre las 50 empresas de comunicación más importantes del mundo (PRWeek y The Holmes Report 2019) Director EvaManagement Consultores.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_11.58.12

Rafael Sousa Amunategui

Socio de ICC CRISIS – Comunicación y Asuntos Públicos. Máster en Ciencia Política de la Universidad Católica de Chile. Máster en Comunicación de la Universidad Diego Portales.

WhatsApp Image 2020-09-17 at 19.05.06.jp

Raúl Herrera Echenique

Experto en Comunicación Estratégica/Organizacional y Branding. Ha dictado más de 100 conferencias y seminarios en 12 países. Presentado más de 20 ponencias en Congresos Iberoamericanos y asesorado a más de 100 empresas en 8 países de la región. Presidente del Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación y Socio de zeBRAND Experience. Coordinador y co-autor de siete libros acerca de Comunicación y estrategia. Centra sus investigaciones y asesorías en el desarrollo de Intangibles organizacionales aplicados a temáticas como la creación de un modelo sociocomunicacional, comunicación y liderazgo organizacional, desarrollo de una nueva perspectiva para la construcción de estrategias de comunicación, plataforma de decisiones estratégicas: modelo de estudio de la comunicación estratégica desde una perspectiva comprensiva, branding y conducta del nuevo consumidor. 
Es profesor invitado de Estrategia, Comunicación y Branding en 15 Universidades de 8 países de la región.  Doctor en Comunicación Organizacional y Diplomado en Estudios Avanzados (DEA) en Comunicación y Publicidad por la Universidad de Málaga, España. Máster en Marketing y Gestión Comercial por la Escuela Superior de Estudios de Marketing; ESEM, España.Licenciado en Comunicación Social. Periodista, por la Universidad de Artes y Ciencias Sociales.

WhatsApp Image 2020-09-17 at 19.04.45.jp

Raúl Bendezú Untiveros

Comunicador social y Lingüista. Investigador y docente que conecta el pensamiento estratégico con la semiótica del discurso. Creador del modelo de análisis de estrategias de comunicación denominado como Semiosestrategia del discurso. Profesional experto en el desarrollo de intangibles organizacionales y el estudio de contenidos-documentos de comunicación social. Trabaja en el diseño e implementación de estrategias de Management Comunicacional y Organizacional, Insight consumer, Branding organizacional e Imagen pública.  Como investigador aplica el pensamiento estratégico y el análisis del discurso en el estudio y diseño de comunicación social. Como consultor ha implementado múltiples asesorías e investigaciones aplicadas en diversos países de la región. Ha participado en eventos académicos internacionales de su especialidad. Consultor senior en Zebrand Experience, Chile y Presidente del capítulo chileno del Foro Iberoamericano sobre Estrategias de Comunicación, FISEC.Magister en Lingüística Hispánica. Universidad de Chile
Licenciado en Comunicación Social. Universidad de Lima.

ESPANHA

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.32.31

Maria Victoria Carrillo Durán

Profesora titular del área de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Extremadura, España. Doctora en Publicidad Y RRPP por la Universidad Complutense de Madrid (UCM), Máster en Marketing Profesional por la UCM. Coordinadora del programa de doctorado de Información y Comunicación. Investigadora visitante en numerosas universidades como la Norwegian Business School, entre otras. Ha dirigido numerosos proyectos competitivos y sus trabajos giran en torno a la comunicación organizacional online y offline, destacando sus publicaciones sobre la gestión de intangibles, la comunicación de las PYMES y las Universidades.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.38.06

Rafael Alberto Pérez

Considerado el padre de la “nueva teoría estratégica” (NTE) y autor de referencia en materia de estrategia y comunicación, Rafael Alberto Pérez (A Coruña, España, 1942) es Doctor en Ciencias de la Información por la Universidad Complutense de Madrid y Dr. ex tesis en Derecho por la Universidad de Santiago de Compostela. Estudió Business Administración en la Universidad Pontificia Comillas (ICADE Madrid) y se tituló en la 1a promoción en la Escuela Oficial de Publicidad (Madrid). Desde 1973 fue Profesor de la Universidad Complutense de Madrid (en la actualidad Emérito) y profesor invitado de unas 200 Universidades de 14 países en su mayoría latinos. En Brasil ha impartido Seminarios en la Universidad de Sâo Paulo y en las dos Universidades de Porto Alegre. Autor de 29 libros entre obra propia y colectiva. La Universidad Nacional De Lomas de Zamora (Argentina) acaba de editar su último libro: “Estrategar: vivir la Estrategia” en 2018.

MÉXICO

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.02.08

Jorge Alberto Hidalgo Toledo

Doctor en Comunicación Aplicada por la Universidad Anáhuac; Miembro del Sistema Nacional de Investigadores. Coordinador Académico del posgrado Facultad de Comunicación Universidad Anáhuac. Presidente Asociación Mexicana de Investigadores de la Comunicación, AMIC. Cuenta con 20 años de experiencia profesional en áreas de comunicación en las cuales ha trabajado para distintas organizaciones entre ellas el diario Reforma, El Universal, El Heraldo, colaborador de las publicaciones Origina, revista MD, The O y editor de la revista Clap!. Fue Conductor y Productor en Grupo Acir, Grupo Radio Centro. Cuenta con casi 20 años de experiencia docente . Cuenta con 3 libros publicados y más de 30 capítulos en libros nacionales e internacionales.

PORTUGAL

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.04.05

Carlos Camponez

Carlos Camponez é Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordena o Grupo de Investigação em Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (GiCJEP/CEIS20), onde foi diretor da Licenciatura de Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo e Comunicação. Dirige a revista Mediapolis - Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público e é membro do Conselho Deontológico do Sindicato de Jornalistas. O Jornalismo e, em particular, as questões da Ética e da Deontologia do Jornalismo constituem as suas áreas prioritárias de investigação. Em 2018, liderou a criação da Rede Lusófona pela Qualidade da Informação, que integra universidades, centros de investigação e representantes dos media e do jornalismo de todos os países de língua portuguesa. Entre os seus livros publicados contam-se Jornalismo de Proximidade e Deontologia do Jornalismo.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.15.09

Cristina Tereza Rebelo

É Doutorada com Laude em Comunicação, Publicidade e Relações Públicas pela Universidade de Vigo (Espanha) com reconhecimento pela Universidade do Porto e Mestre em Sociologia da Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa- ISCTE. Investigadora Coordenadora no ISMAI-IU do Projeto Internacional Erasmus+ “EU-CAB “Comparative Analyses of European Identities in Business and Every-Day Behaviour”. (Parcerias Estratégicas no domínio do ensino superior). Investigadora Integrada do ICNOVA, colaboradora da Associación ICONO 14/ Universidade Complutense de Madrid nas áreas de Média e Jornalismo e Tendencias en publicidad y consumo e do Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reviewer do Cultural Heritage and Tourist Territories (Journal).

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.15.43

Jorge Pedro Sousa

É doutor em Ciências da Informação, Jornalismo, pela Universidade de Santiago de Compostela e agregado (livre- docente) em Ciências da Comunicação, Jornalismo, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. Pesquisa sobre história e teoria do jornalismo e análise do discurso. É, atualmente, professor catedrático de Jornalismo na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, e investigador integrado do ICNOVA, Instituto de Comunicação da Nova, Lisboa, Portugal.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.14.00

Paulo Faustino

Professor de Indústrias Criativas, Políticas de Comunicação,ao, Economia, Gestão & Empreendedorismo - Universidade do Porto/Faculdade de Artes & Humanas. Membro do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital - CIC.Digital - Universidade do Porto/Nova Universidade de Lisboa. Co-diretor, com Terry Flew, do Journal of Creative Industries & Cultural Studies - JOCIS. Presidente da International Media Management Academic Association - IMMAA. Professor Convidado da Escola de Comunicação de Massa do IPLisbon e da Escola Superior de Educação e Ciências Humanas do IPLeiria. Presidente não executivo da MediaXXI / Formalpress, Publishing, Research & Consulting Company.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.11.06

Rita Espanha

Professora Auxiliar com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Investigadora do CIES - Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde; Literacia em Saúde; Gerações e Tecnologia de Comunicação; Diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Coordenadora ERASMUS do departamento de Sociologia e membro do Grupo de Missão Iscte-Health. É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.09.08

Suzana Cavaco

Suzana Cavaco é Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e membro do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória». É doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; mestre em Relações Históricas entre Portugal, Brasil, África e Oriente pela mesma Faculdade; e licenciada em Comunicação Social, pela Escola Superior de Jornalismo, do Porto, onde veio a ser docente e diretora. Foi distinguida com o Prémio Calouste Gulbenkian, no âmbito da História Moderna e Contemporânea de Portugal, atribuído pela Academia Portuguesa da História, em 2012, ao seu livro “Mercado media em Portugal no período Marcelista: os media no cruzamento de interesses políticos e negócios privados”. É coautora do capítulo Portugal: many structures, little accountability, no The European handbook of media accountability (Routledge, 2018). O artigo Imprensa portuguesa no fim do Estado Novo: consumo e contextos (Media & Jornalismo, 2019) é uma das suas publicações mais recentes.

Captura_de_Tela_2020-09-14_às_12.21.16

Teresa Ruão

Docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, desde 1995. Investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade, desde a fundação 2001. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, 2008. Vice-Presidente e Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, de 2010 a 2019. Diretora-Adjunta do CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, desde 2019. Leciona e investiga nas áreas de Comunicação Organizacional e Estratégica, Marcas e Relações Públicas.

Equipe de Apoio

Débora Milhomem
Sandra Araújo
Luís Seabra

Revisão Português Brasileiro

Débora Milhomem

Gabriele Oliveira

Revisão Português Brasileiro

Sandra Araújo

Gilison Ciarallo

Revisão Português Portugal

Luís Seabra

Marcela Motta

Revisão Espanhol

Gabriele Oliveira

Revisão Técnico-Científica

Gilson Ciarallo

Diretora Editora Rede Integrada

Marcela Motta

Às Comunicação
WUUM Art & Design

Capa

Projeto gráfico

O encontro de 23 renomados autores, também professores e profissionais em Comunicação Estratégica e em Comunicação Integrada.

Rede _ Logomarcas _ WUUM-03.png

+55 61 98112-9439 (WhatsApp)

Cursos: cursosrer@gestaodacomunicacao.com

Consultoria: consultorias@gestaodacomunicacao.com

Prof. Dra. Joana Bicalho

A Rede® Comunicação, Marketing e Gestão é uma marca da R.E.R. - Rede Empresa Responsável, voltada para consultorias e cursos no Brasil e em Portugal. Central de Atendimento ao Cliente 24 horas +55 61 98112-9439.

Acompanhe os grupos de discussão Gestão da Comunicação, e Marketing

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook - Black Circle
  • Facebook
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
  • Instagram

© 2006-2021

REDE Comunicação, Marketing & Gestão

Site criado por WUUM, (grupo Rede® )