top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Construindo uma Persona

Atualizado: 15 de set. de 2022


Como construir uma persona

O que é uma persona?


É um retrato de uma pessoa real. Ou seja, um personagem que, além de combinar com a proposta dos produtos ou serviços de uma empresa, também tem problemas da vida real que o afligem e influenciam na decisão de compra. Uma persona, assim como uma pessoal real, contém várias nuances como costumes, valores, causas e relacionamentos. É a partir desse protótipo de cliente ideal que se organizam as estratégias de marketing.


“Então persona é tipo público-alvo?”


É uma associação muito comum dizer que persona seria público-alvo, entretanto existe uma diferença em profundidade. Enquanto o público-alvo atinge um público de forma generalista com algumas características soltas, a persona vai além, tratando-se de uma descrição bem detalhada de uma pessoa do mundo real e de seus pares.


Como criar uma persona?


Como a persona se trata de algo que vai além do target, torna-se necessário especificar algumas coisas para identificá-la perfeitamente. Logo, é por meio de pesquisas onde são definidos os problemas e objetivos utilizando de métodos diversificados como entrevista, observação, grupo focal, questionário, levantamento, experimentação e etc, que se adquire dados para construir esse artifício. Alguns dados necessários são:


  • Dados Sociodemográficos: Gênero, escolaridade, idade, renda, etc.

  • Dados Geográficos: Onde vive? Urbano/Rural? Centro/Subúrbio?

  • Dados Pessoais: Ocupação, sonhos, objetivos, crenças, valores, gostos.

  • Dados Psicológicos: Comportamentos relevantes. Compra muito? Que gatilhos influenciam?

Depois da coleta de dados é necessária a análise para poder, enfim, construir uma persona a partir das conclusões. A melhor forma de criar esse personagem é introduzindo ele em uma história. O storytelling do cotidiano da persona possibilita encontrar outras nuances e caminhos que possam ajudar a colocar a marca em algum momento de seu dia.


Entretanto, se for o caso da empresa ainda não ter nenhum cliente, de onde se deve coletar os dados?




Como uma empresa nova cria uma persona?


Caso a empresa ainda não tenha nenhum cliente, mas quer começar seus serviços com o pé direito, o caminho para construir uma persona se inicia da pesquisa de mercado: entender quem compra o seu produto ou serviços e dessa forma afunilar a persona a partir dos clientes da concorrência, buscando compreender quem encaixa melhor com sua proposta.

Agora que você já sabe o que é e como construir uma persona, mãos à obra. Tente sempre lembrar que utilizar uma persona serve como um processo de humanizar tanto o seu serviço como entender que seus clientes são muito mais que meros números.



Tome cuidado com os estereótipos.


É extremamente importante tomar cuidado nos julgamentos e classificações no momento das pesquisas para construir uma persona. Estereótipos são coisas da nossa cabeça, logo, não são de fato palpáveis. Você não pode por exemplo considerar que a persona pode ter traços asiáticos puramente porque o produto é de origem asiática. Estereótipos são perigosos, fique atento!


O processo de criar uma persona faz parte de estratégias de comunicação e marketing, e fazem toda a diferença contra a concorrência, já que vende mais quem compreende melhor a necessidade do público. A Rede oferece cursos de Comunicação integrada e Marketing estratégico que podem fazer a diferença para sua empresa! Visite nossa aba de curso dentro do site e acompanhe a programação.


Yara Borges, professora na Rede®️CMG.


SANTOS, Ana Flávia Flores dos; CARVALHO,Valéria Deluca Soares de. Persona: Construção e manutenção da ferramenta na estratégia de marketing de conteúdo. Revista Práxis - Teoria e prática publicitária. Capa n.1 (2020). Disponível em:


144 visualizações0 comentário
bottom of page