top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Setembro Amarelo: A depressão no ambiente de trabalho



O que é depressão?


A depressão é descrita como um transtorno afetivo que causa intenso sofrimento e angústia em longos períodos. Às vezes é difícil até mesmo identificá-la por envolver questões complexas e por ser necessário o diagnóstico de um profissional de saúde mental, que analisará a intensidade, recorrência e persistência dos sintomas.


Entretanto, é possível observar algumas ocorrências comuns como a falta de esperança perante a vida, o sentimento de inutilidade, a fadiga constante, a autocrítica exagerada, a dificuldade de concentração, o sono desregulado, o aumento ou a redução do apetite e alterações significativas no peso.


Como cuidar de uma depressão?


É evidente a necessidade do acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico para orientar o paciente e pessoas do seu convívio próximo, indicando medicamentos quando necessário.

Uma frequente consequência da depressão é a vontade de afastamento e isolamento.


Porém, quem sofre desse transtorno, precisa de cuidados, atenção e tratamento adequado. Além disso, é fundamental a busca por atividades que promovam a produção de serotonina e podem ajudar na regulação do humor, sono, apetite e bem-estar.





Depressão no ambiente de trabalho


Um dos sintomas mais comuns da depressão é a desmotivação. Essa é uma doença que gera muitos sentimentos ruins, afetando a produtividade e resultando em um grande mal estar. Além disso, tratando-se de uma enfermidade multifatorial, o ambiente de trabalho pode ajudar ou piorar a situação. Por isso, é sempre bom conhecer bem a equipe para entender como realizar o approaching correto para cada um dos colaboradores. Principalmente quando se tem o conhecimento de quem já sofre de distúrbios psicológicos como a depressão e a ansiedade.


É possível que os integrantes da equipe que sofrem deste transtorno mental não queiram se expor pois ainda há muito tabu acerca do tema na sociedade e nem sempre é uma questão tratada com a importância que deveria. É fundamental respeitar o espaço e a privacidade de cada um, mas não se abster de possíveis intervenções, quando forem necessárias. É extremamente necessário observar e compreender como ajudá-los para que trabalhem de maneira saudável e ajustada ao time.

Dessa forma, precisamos sempre saber primeiro como identificar os sinais de uma pessoa deprimida. Até porque, a depressão pode ser qualificada como uma doença de trabalho, a depender de suas origens e do modo como ela se manifesta na empresa e afeta os colaboradores. Alguns dos sintomas mais comuns percebidos no ambiente de trabalho são a irritabilidade constante, o cansaço excessivo, a dificuldade em se relacionar e tomar decisões, e como já mencionado anteriormente, o sentimento de inutilidade e baixa produtividade.


Devemos considerar que a pandemia afetou diretamente a vida de muitas pessoas e é bastante possível que seja mais recorrente entre trabalhadores, uma vez que já é uma doença comum na atualidade. Assim, qualquer dica que possa ajudar a enfrentar esse problema pode ser de grande ajuda. A informação é a melhor aliada para os tratamentos corretos e efetivos. O diálogo é fundamental na recuperação de quem apresenta intenso sofrimento. Procure acolher as dores de quem está por perto sem julgamento e demonstrando interesse e preocupação.


Gestão de pessoas e depressão


É importante estabelecer check-ups constantes do comportamento do time e buscar sempre proporcionar ajuda e incentivos. Sempre que possível, a empresa deve fornecer acompanhamento psicológico aos colaboradores para que os seus pensamentos, dificuldades e considerações possam ser acolhidos e elaborados.


Buscar manter atitudes positivas na rotina dos trabalhos; definir um cronograma de prazos previamente estabelecidos considerando um bom ritmo e fluxo das tarefas; criar um ambiente agradável de trocas, ajuda e respeito; valorizar e incentivar colegas; e pensar o seu desempenho considerando todas as pessoas envolvidas no contexto do trabalho, são algumas ações que impactarão positivamente o dia-a-dia da empresa.


17 visualizações0 comentário
bottom of page