• Joana Bicalho

Planejamento Tático de Marketing ON e OFF

Atualizado: 12 de abr.

Aqui vamos ver tudo sobre a tão importante etapa do planejamento tático de marketing, que é a fase em que se faz a ponte entre o planejamento estratégico e o plano de ação de sua marca.



O Planejamento Tático de Marketing e Marketing Digital é a etapa de planejamento que vai anteceder o seu plano de ação, logo, a boa e detalhada realização do mesmo irá garantir uma melhor execução de seus planos.


Abaixo iremos detalhar o que é o Planejamento tático de marketing, a importância do Planejamento tático de marketing, e como montar o seu próprio Planejamento Tático de marketing. Vamos lá!



O QUE É UM PLANEJAMENTO TÁTICO DE MARKETING E MARKETING DIGITAL


O planejamento tático de marketing é a parte do processo que irá conectar as ações estratégicas com as ações operacionais da sua empresa, logo, ele é responsável por determinar as ações menores e detalhadas na parte operacional. Em outras palavras, o planejamento tático de marketing é responsável por pegar a parte estratégica e colocá-la em prática.


O pensamento nessa etapa deve ser a médio prazo, logo, é de suma importância que sejam considerados os fatores que não foram pensados no planejamento das ações.



COMO MONTAR SEU PLANO TÁTICO DE MARKETING


Temos sempre que ter em mente que para a boa realização da construção e sucesso de sua marca, é preciso seguir todas as etapas do seu planejamento de marketing, sempre lembrando que ele acontece em três níveis.


O primeiro deles é o planejamento estratégico, onde são pensadas ações de maneira mais ampla, definindo os caminhos que a organização seguirá para conquistar seus objetivos. O planejamento estratégico passa por um diagnóstico da empresa, seguindo a uma definição/revisão da filosofia e das diretrizes, depois ele traça metas e indicadores, bem como o caminho para alcançá-los.


Já o segundo, é o que estamos explorando neste artigo, conhecido como Planejamento Tático. Como falamos, ele dá asas ao planejamento estratégico, pois define as formas de executá-lo a médio prazo.


Por último, vem o plano de ação. Se no planejamento estratégico temos uma visão macro do objetivo, no plano de ação temos uma visão micro, pensando sempre a curto prazo e com o cumprimento de tarefas mais simples e imediatas.


Sem mais delongas, partiremos para a execução do seu planejamento tático de marketing, que pode ser dividido em cinco pilares. São inúmeras as formas de uma boa execução dele, porém, para começar de maneira universal, os cinco pilares a seguir exemplificam bem qualquer tipo de plano.


  • Análise e brainstorming


O primeiro passo é se alinhar com o plano estratégico e entender as necessidades traçadas por ele, e então, a partir daí começar a ter uma ideia sobre o nível da demanda e esforço de execução.


É muito interessante ter a equipe reunida neste momento para um brainstorming. Todas ideias devem ser bem-vindas e analisadas, para que através de olhares diversos, seja possível entender as soluções dos desafios pautados pela estratégia.



  • Criação


Agora que já temos uma ideia dos caminhos que podemos traçar para alcançar os objetivos estratégicos da marca, passamos a pensar em ações específicas que precisam ser feitas para realização da meta estipulada.


Vale lembrar que muitas vezes são estipuladas ações específicas, porém, não são pensadas em maneiras de como realizá-las e dessa forma, se perde uma ótima ação de marketing. Logo, sempre que estiver nessa etapa do processo, lembre-se de estipular ações e a maneira de realizá-las.



  • Realização


Este é o momento de botar a mão na massa e fazer acontecer tudo o que foi desenhado até agora, ou seja, esse é o momento de transformar o desenho em realidade.


Como já deve imaginar, esse momento puxa o plano de ação para o presente. Comece a traçar todas as ações específicas e delegá-las para sua equipe, desta forma, poderá ter suas primeiras impressões sobre o funcionamento do seu planejamento, para assim ter certeza de sua eficiência.


  • Acompanhamento e Análise


Como se sabe, apenas a delegação de atividades sem o acompanhamento das mesmas, é uma forma de perder uma boa execução em pouco tempo. Sempre se atente à operação e faça análises constantes.


Aqui você também saberá se a campanha saiu de acordo com o planejado, podendo entender as novas necessidades e ajustes a serem feitos.


  • Revisão


Por último chegamos à revisão do seu planejamento tático de marketing e marketing online. Depois de analisar os resultados, faça todos os ajustes que forem necessários. As análises serão muito boas para entender melhor a sua estratégia, mas também para entender mais sobre o mercado e até mesmo o seu público.


Nem sempre não alcançar totalmente as metas pode ser de todo ruim, muitas vezes se entende que seu mercado e público podem ser revisados, e isso é bom para a evolução.








18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo