• Joana Bicalho

Plano de Comunicação: O que é e como fazer?

Atualizado: 18 de jul.



O que é o Plano de Comunicação?


O Plano de Comunicação é uma estrutura completa desenvolvida para alcançar o público-alvo e entregar alguma informação, seja ela relacionada a vendas, branding ou lançamentos. Por esse motivo, o plano deve ser detalhado com o objetivo geral e todas as metas a serem batidas. Das perguntas a serem respondidas existem por exemplo:

  • Qual o propósito da empresa?

  • Qual o público?

  • Qual a mensagem? E qual a melhor copy?

  • Quais são os possíveis canais/veículos a serem utilizados?


Como o Plano de Comunicação ajuda uma empresa especificamente?


Tanto para instituições privadas como públicas, a gestão estratégica da comunicação, que depende de um Plano de Comunicação, serve para a otimização dos resultados dos funcionários, já que, fazendo tudo de maneira mais estratégica e organizada, garante um rendimento maior de suas tarefas e um aumento significativo na eficácia das ações da empresa.

E inclusive, faz com que os colaboradores se sintam mais confortáveis no trabalho dentro da empresa e, dessa forma, engajem junto com ela, sempre superando os limites e metas, desenvolvendo um ambiente mais favorável e produtivo.


Como estruturar o departamento de comunicação para aplicação correta do Plano de Comunicação?


  • Tenha um planejamento prévio: O ideal é que os funcionários não sigam apenas protocolos nos momentos necessários, mas que exista um planejamento estratégico antes mesmo do surgimento de qualquer crise. E esse tipo de planejamento profilático é o que vai gerar resultados positivos no entrosamento da equipe.

  • Entenda bem os canais de comunicação interna: Analise qual dos canais tem uma aderência mais positiva e, quando descobrir, não utilize-a apenas unilateralmente para direcionar informativos, mas também para entender melhor a equipe, recebendo feedbacks e resultados.

  • Estruture de modo que dê para fazer mensurações: Não se trata aqui de uma mensuração competitiva, mas para entender qual colaborador precisa de mais ajuda ou acompanhamento na realização das tarefas.

Existem mais metodologias que podem ser pesquisadas através de livros ou também aprendidas por cursos como o Curso de Comunicação 360º da Rede CMG, somando 2 encontros de 4h/ aula e uma mentoria.



Quando elaborar o Plano de Comunicação?

Considerando a relevância estratégica do plano de comunicação, ele deve ter algumas camadas. A princípio, deve apresentar planejamento de longo período como uma plano A, mas também estabelecer planos alternativos de acordo com as previsões feitas pelo gestor de comunicação.

As medidas estratégicas de comunicação previstas por um calendário de ações organizado conseguem conduzir a equipe ao êxito. Mas é importante lembrar de sempre fazer testes e analisar todos os dados coletados para entender os feedbacks e conseguir otimizar os resultados.



76 visualizações0 comentário