top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Como ter um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo?



Dentre as preocupações mais frequentes para as instituições e os possíveis contratados, está a questão do ambiente de trabalho que vem se tornando um diferencial a nível de produção e harmonia. Afinal, quem não quer trabalhar em um lugar em que se sente acolhido e cuja liderança realmente lidera e não apenas demanda?


Agora você pode estar se perguntando “realmente, como que eu faço pra minha empresa ser desse jeito?”.


Esse é um processo que demanda uma série de avaliações, como: se a cultura da empresa envolve bons relacionamentos, boa comunicação, benefícios para os colaboradores, momentos de interação, iniciativa, entre outros. Será que é possível contemplar todas essas características em uma organização?


Bom, é claro que sim. Parece uma realidade apenas das grandes empresas como o Google, entretanto todos podem se enquadrar nesse cenário, o que é necessário são bons líderes que consigam gerir pessoas como seres humanos.


O Espaço


O modo como a instituição organiza seu espaço pode influenciar diretamente na interação dos colaboradores e resultar em maior produtividade e em uma jornada de trabalho com menos tensão. Fechar os funcionários em cabines próprias a fim de aumentar a concentração e produtividade deles, na verdade só vai trazer mais estresse e cansaço.


Organize o espaço com a pretensão de fazer os colegas interagirem entre si, ou se por acaso não for possível, disponha de um lugar onde os funcionários possam descansar um pouco a cabeça e interagir sem atrapalhar o andamento da empresa.


As Relações


A pressão dentro do trabalho pode fazer parecer que qualquer pausa para conversar sobre algo que não seja trabalho expresse uma total perda de tempo. Mas sentir-se o tempo inteiro na obrigação de entregar tudo em tempo recorde atrás da próxima demanda pode gerar um esgotamento que destrói o rendimento a longo prazo. Para isso servem os leves minutos de papo com o colega do lado, sem perder totalmente o foco do serviço.


Incentivar esse tipo de ambiente dentro da empresa traz ainda mais conexão entre os colaboradores e “recarrega as baterias” dos trabalhadores, deixando a impressão de que não estão a todo tempo presos em uma planilha, por exemplo.


A Liderança


Boa parte das influências que transformam o ambiente o deixando mais confortável vêm de uma gestão mais humana. Dessa forma, o gestor responsável por liderar qualquer equipe dentro da organização deve levar em consideração as necessidades de cada colaborador e despertar momentos de interação entre os colegas.


Para ser um bom líder dentro de uma instituição existem algumas técnicas que você pode aprender na prática dentro de uma empresa, ou com a Rede® no seu curso Gestão de Pessoas, Liderança e Felicidade no Ambiente de Trabalho.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page