top of page
REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING GESTAO_edited.png

De maneira rápida, um radar para você se atualizar dos principais acontecimentos em comunicação, marketing e gestão nos últimos dias!

Apple e a prova social emocionante

Um dos gatilhos que mais tem eficiência na hora de conquistar a confiança dos consumidores é a prova social. Um amontoado de avaliações sobre o produto ou serviço para demonstrar seu valor. Entretanto, como a Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo mostraria um valor que ela já tem?

 

A saída foi investir em uma prova social emocionante, com casos reais nos quais seu produto foi o que separou os seus consumidores entre a vida e a morte. Como é mostrado no vídeo, os usuários do Apple Watch demonstraram em carta aberta como a empresa fez diferença na vida deles.

Confira a propaganda aqui.

hqdefault.jpg
OMO tem propaganda barrada no Reino Unido por Greenwashing

A Persil (OMO para os outros países), marca da Unilever, recentemente teve uma propaganda banida no Reino Unido por alegar que seus produtos eram bons para o planeta com o slogan “kinder to our planet”.

 

A agência reguladora ASA, interceptou a propaganda a alegando como enganosa e não fundamentada, sendo configurada em um caso de “greenwashing”, ou seja, o uso de uma técnica enganosa de marketing que apresenta sustentabilidade nos produtos ou serviços, mas na verdade não tem nada de sustentável ou verde.

share-image.png
Banco do Brasil emociona para vender

O Seguro do Banco do Brasil utiliza da emoção para chamar atenção em seu novo comercial sobre cobertura para doenças graves.

 

Para isso, faz uso de um personagem canino que geralmente cativa quem assiste seja em filmes, séries ou simples propagandas. Apelar para o emocional é uma das melhores alternativas para fixar a lembrança da marca na mente dos consumidores.

Confira a propaganda aqui.

unnamed-7.png
Leonardo DaVinci usando Samsung

A Ogilvy New York em uma criação inusitada traz Leonardo Da Vinci como personagem para apresentar as features do mais novo produto da Samsung. O plano era refletir as possibilidades de multitarefas com o dispositivo usando o talvez maior realizador de multitarefas da história.

 

A propaganda funciona por ser totalmente divertida e trazer um paralelo das tecnologias atuais com as do renascimento sem colocar o produto como único objeto interessante em cena, assim, chama atenção com seu storytelling bem elaborado.

s3-news-tmp-349138-galaxyzfold4_divinci2--default--1200.jpg
Pizza Aeroespacial, um modelo de negócio tecnológico

A Stellar Pizza é uma empresa desenvolvida por ex- engenheiros da empresa multibilionária SpaceX. O planejamento envolve automatizar o modelo de negócio das pizzarias através de um maquinário fordiano. Este, meio das etapas usuais feitas normalmente por mãos humanas, alcança uma pizza saborosa e quentinha de maneira quase instantânea na parte de trás de um foodtruck. 

 

A empresa está em um momento de levantamentos de fundos para expansão do projeto, mas já surpreende demonstrando uma pizza de qualidade assada em uma média de 45 segundos. 

Confira o funcionamento do foodtruck aqui.

StellarMachineExterior_.0.jpg
FARM:"Mil árvores por dia, todos os dias"

A ideia era plantar mil árvores diariamente. E deu certo. A FARM recebeu o prêmio Estratégia ODS Brasil 2022, na categoria setor privado pelo programa  de reflorestamento  "Mil árvores por dia, todos os dias". O reconhecimento pela coalizão estratégia ODS (que reúne sociedade civil, setor privado, governos e academias para discutir a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil) é mais uma prova do compromisso da empresa carioca FARM com a conservação do meio ambiente.

Farm-árvores-3.jpg
Natura: Elogio que começa com "mas" não é elogio

A Natura está há anos questionando padrões de beleza e do mercado ao inovar com produtos sustentáveis e que transmitem mensagens de amor e equidade. Dessa vez, o assunto foi direcionado aos preconceitos com a idade, incentivando mulheres a não pensarem em números e apenas na sua própria beleza.

A propaganda consegue ser extremamente estética passando toda a beleza que circula a atmosfera do produto e das atrizes que estão em seu filme, deixando claro que idade não define nada quando se fala de ser bela.

naturaidade.JPG
A colher de batata frita da HEINZ

A empresa Heinz junto a genial agência Africa desenvolveram uma campanha para comemorar o dia nacional da batata frita (Nos EUA).

 

O plano foi criar um produto que pudesse incluir muito mais molho do que usualmente uma batata frita normal consegue. Por isso, a ideia foi inovar com o formato de colher em uma tentativa de agradar os amantes de molhos.

 

A campanha foi ao ar não só nos Estados Unidos, mas também na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, Países Baixos, França, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Egito, China e Japão.

 

E então, achou inovador?

Spoon Friez.jpg
Mercedes-Benz e seu curta de comédia

Se hoje em dia as propagandas precisam ser pequenas para transmitir toda a sua mensagem, por que a Mercedes-Benz investiu em um conteúdo audiovisual de mais de 10 minutos?

 

Bom, existem duas possibilidades. A menos provável é que a empresa e a agência responsável, Antoni Berlin, tenham errado a mão no desenvolvimento do conteúdo para divulgar seu novo produto, e o mais provável é que o conteúdo audiovisual não seja algo para redes sociais em que as pessoas tenham pouco tempo de tela.

 

De qualquer forma, a propaganda é muito boa ao satirizar o processo de casting onde são pagos altos cachês à atletas e artistas que geralmente estrelam esse tipo de propaganda e todos os clichês de exagerados close-ups dos carros em todas suas minúcias. A ideia foi focar no produto como sua própria estrela, luxuosa e moderna.

Antoni-Berlin-Mercedes-Benz-main.png
Volkswagen + Buzz Lightyear

A Volkswagen é uma empresa que sempre tenta transmitir experiências de sua marca e seus produtos através de personagens. Afinal, quem não se lembra da propaganda da Volks com Star Wars?

 

É repetindo essa fórmula que a marca busca divulgar seu novo produto, assimilando, assim, uma experiência aventureira, mas muito familiar, em referência ao desenho infantil e ainda trazendo um toque de inovação tecnológica lembrando a sofisticação de uma nave do “comando estelar”.

VW-Taos-2022 (1).jpg
Campanha Burguer King arrasa quarteirão

Em uma sacada divertida, a empresa de fast-food Burger King traz uma receita clássica de seu arsenal para cutucar a concorrência, um hambúrguer de arrasar quarteirões.

 

Claramente, trata-se de uma alfinetada na rede McDonald 's que tem como carro chefe seu hambúrguer quarteirão com queijo. O que você achou dessa maneira de divulgar o novo produto da empresa?

download (1).jfif
A Rexona agora vende pizza?

Por mais que seja uma proposta engraçada e inacreditável, não. A Rexona não está trabalhando com pizzas ainda. Entretanto, em homenagem ao dia da pizza (10/07) a empresa inovou com uma ação que faz menção à expressão “ ter uma pizza embaixo do braço”.

 

A ideia era que por três dias a empresa distribuísse pizzas como brinde através do aplicativo Rappi, inclusive dando ênfase nos três dias em associação ao período de proteção de seu desodorante. 

 

A ação foi divulgada por influencers e ocorreu da sexta-feira (08/07) até o dia 10 nos bairros do Morumbi, Itaim e Higienópolis em São Paulo.

gkpb-rexona-pizzaria.jpg
O apocalipse vende seguros de imóveis

Hippo é uma empresa de seguros de residências que junto à agência de publicidade Preacher teve a sacada de criar um comercial que simula o apocalipse.

 

 A ideia se baseia em demonstrar os perigos de não ter um respaldo em relação à sua residência, esboçando um enfrentamento entre os contratantes do seguro e os quatro cavaleiros do apocalipse, desenvolvendo um enredo divertido e criativo.

Hippo_Home_Insurance.png
Nissin retoma os anos 80 e 90 em sua nova campanha

A empresa Nissin lança uma nova propaganda para atender à sua campanha sobre um novo sabor de miojo que deverá ser lançado em 2023. O diferencial da campanha é utilizar de um modelo audiovisual que era muito visto na virada dos anos 80 para os anos 90. Vídeos que pareciam caseiros e com efeitos e títulos “bregas” que não tinham nada a ver com a proposta estética do produto.

 

Pode parecer um fiasco, mas na verdade é uma tendência atual utilizar de um recurso nostálgico e “nonsense” para chamar a atenção de um público específico como faz, por exemplo, a empresa de moda Bolovo.

Temos também visto como é uma tendência atual referenciar o final do século passado, basta acompanhar seriados como Stranger Things, a maneira como as pessoas se vestem e o retorno de cores que podem ser chamadas retrô.

Temakiojo.jpg
O novo sabor de Coca-Cola

A Coca-Cola lançou um novo sabor que venho para as lojas brasileiras no dia 11 de Julho. Pode parecer que o sabor é de Marshmallow, mas na verdade trata-se apenas de uma referência da parceria entre a marca e o DJ Marshmellow. 

 

O real sabor do produto é de morango com melancia, o que seria uma decepção para os que esperam por um sabor diferente e que acaba ficando meio explícito na propaganda se for levada em conta a cor branca do produto e as referências ao artista mencionado.


Marshmello-Dual-Can_Landscape-No-Text.png
Canais de mídia empresarial

Levando em consideração o número gigantesco de canais disponibilizados pelo mundo digital, além daqueles já existentes anteriormente com a TV, o rádio e o jornal, as empresas têm começado a investir na integração de uma comunicação que alcança diversos canais com várias linguagens distintas.

 

A tendência é utilizar do marketing de conteúdo para atrair públicos e aumentar as chances de vender produtos e serviços para estes. Afinal, um público que já te conhece e sabe o quanto você entrega conhecimento e experiência vai se sentir mais à vontade para comprar diretamente com você.

 

Por esse motivo, todos os canais são uma porta de entrada para leads: Canal de Youtube, podcasts em streamings, redes sociais com características editoriais diversas e os canais mais antigos já mencionados anteriormente, que geralmente são um investimento para empresas com um orçamento um pouco maior

man-at-a-recording-studio-music-production.jpg
Dois modos de escrever textos atraentes

As duas maneiras de se escrever estão relacionadas com o meio em que esse texto será lido. Hoje o jornalismo apresenta dois esquemas piramidais que funcionam para estruturar as matérias e encaminhá-las exatamente para os públicos adequados. 

 

A primeira pirâmide trata-se do modelo deitado, que é também chamado de pirâmide do webjornalismo. Neste modelo é incentivado que o leitor leia até o final, já que não são entregues todas as informações e a conclusão da notícia logo nos primeiros parágrafos. Além disso, possui materiais como vídeos, imagens, podcasts a serem acompanhados e prenderem os espectadores por mais tempo.

 

O segundo modelo piramidal é o mais comum e tradicional do jornalismo, a pirâmide invertida. Seguindo essa estrutura, os jornalistas apresentam as informações logo no título e sutiã, apenas especificando detalhes através do texto que vem em seguida. Um modelo geralmente seguido em jornais impressos.

young-bearded-journalist-in-eye-glasses-write-new-article-in-the-internet-and-answer-quest
A linguagem do convencimento na web

O avanço tecnológico cria um efeito de crescente evolução do conhecimento e da percepção dos indivíduos que entram em contato com ela, já que são tantos estímulos e informações. Isso significa que somente o melhor conteúdo, com o design e estrutura mais chamativa, irá atender a demanda dos públicos online.

 

Dessa forma, as metodologias de persuasão tiveram que se transformar até adquirirem potência inegável de atenção por parte do público. Um exemplo desse desenvolvimento é a obra de Robert B. Cialdini, autor de "Armas da Persuasão''. O livro apresenta técnicas que já são utilizadas a muito tempo no mercado para atrair os públicos, e que hoje devem ser observadas e adaptadas para o ambiente web.

 

Aqui no site apresentamos matérias completas especificamente sobre as metodologias de persuasão web e como elas influenciam na maneira de fazer assessoria no mercado atual.

 

Saiba mais.

pexels-pixabay-327540.jpg
LEGO doa kits que montam scanners de ressonância magnética para confortar crianças no exame

A proposta de confortar as crianças ao realizar ressonâncias magnéticas foi uma iniciativa do funcionário Erik Ullerlund Staehr e desenvolvida por Fraser Lovatt. As peças são uma edição especial e que não estão à venda no mercado.

 

Foi levada em consideração que estar em um hospital não é agradável nem para um adulto, quanto mais para uma criança que precisa enfrentar um maquinário barulhento e sério como um aparelho de ressonância magnética. Segundo o próprio Fraser, o projeto foi entregue para “departamentos de radiologia para ajudar crianças que possam estar nervosas a entender o processo”.

 

E ainda em auxílio a esta mesma campanha, empresas como a Honda e Rolls-Royce criaram carros em miniatura para que os pacientes dirigissem até a sala do exame, em uma experiência divertida e tranquilizante. 


 

Fonte: B9

lego-ressonancia-magnetica2.jpg
O iFood lança a primeira moto elétrica para entregadores

A EVS Work iFood é a primeira moto elétrica para entregadores e tenta ser uma solução para os gastos de gasolina dos colaboradores e também acaba sendo uma opção mais ecológica.

 

O projeto foi realizado pela empresa Voltz que pretende entregar as motos para entregadores por R$ 9.990,90 com acesso a condições especiais para a troca de bateria que será feita através de postos Ipiranga em São Paulo. 

 

Existe também no projeto uma parceria com o Banco BV que pretende disponibilizar um subsídio de 2 mil reais para as primeiras 300 motos que forem financiadas mediante a aprovação do crédito do usuário.

 

Uma ação muito interessante e que leva em consideração o interesse de todos os colaboradores.

 

 


 

Fonte: UpdateorDie

7dbh4a1ulzoie3hw1qw4c2wn1.webp
Vivo Play instala “super-relógios” nas ruas de São Paulo

Em uma campanha desenvolvida pela agência especializada em mídias OOH, GALERIA/Vitrine, as ruas de São Paulo foram preenchidas com relógios bem incomuns.

 

A ideia da campanha é demonstrar a diversidade de conteúdo que a plataforma disponibiliza para os seus assinantes ilustrando isso de modo inusitado, personagens gigantes em 3D pendurados nos relógios. Inclusive, toda estrutura dos relógios da JC Decaux foi reconstituída substituindo peças por materiais de maior qualidade e que combinasse com a proposta da ação.

 

Segundo a diretora de Marca e Comunicação da Vivo, Marina Daineze, a ação fortalece a campanha de forma lúdica destacando as vantagens de contratar a empresa com todos seus recursos de entretenimento em um só lugar.

 

Fonte: UpdateorDie

download.jfif
Heineken lança abridor de garrafas que fecha aplicativos de trabalho

A empresa de cervejas tem vivido um novo momento com a logo “For a Fresher World” que defende uma vida mais aberta e leve. E conduzida por esse novo momento que a empresa desenvolveu o “The Closer”, um abridor de garrafas que desliga as aplicações de trabalho.

 

O acessório, desenvolvido pela Publicis Itália, seria um “antídoto” para livrar os trabalhadores das grandes demandas profissionais, representando também o final do expediente como um momento para relaxar e tomar uma Heineken. O produto, segundo o diretor global de criação da Publicis Worldwide, não é só uma tecnologia, mas também uma provocação social.

 

O produto ficará disponível em breve, primeiro para uma ação nos EUA onde a ideia é fazer com que os primeiros compradores consigam fechar a agenda no fim de semana e impedir que os colegas agendem reuniões fora do expediente, mas logo estará pelos mercados nos próximos meses.

 

Claramente uma proposta provocante e inovadora!


 

Fonte:Clube de Criação

heineken_closer_631946.jpg
Os novos dobráveis da Apple podem ter telas como as do Kindle

A Apple, sendo uma das empresas de tecnologia mais revolucionárias do mundo, mostra-se ainda atrasada no mercado dos dobráveis. Inclusive, existem rumores de que se juntaria com a Samsung e a Huawei para desenvolver um dobrável para chamar de seu.

 

Uma das dificuldades enfrentadas pela gigante da tecnologia no desenvolvimento de seus tablets é a economia de energia. Por esse motivo, a empresa vem avaliando a possibilidade de utilizar o recurso do ePaper, tecnologia desenvolvida para funcionar nos Amazon Kindle.

 

Embora seja uma vantagem no quesito economia, o ePaper é um recurso artifício que dificulta a responsividade da tela e atrapalha a gama de cores que normalmente estão presentes no aparelho. Assim, é provável que a empresa ainda espere por uma avanço dos recursos cromáticos na tecnologia do Ink ePaper.


 

Fonte: UpdateorDie

download.jfif
Nova York retira seu último orelhão das ruas e se prepara para utilizar pontos de Wi-fi

Recentemente, próximo a Time Square foi retirado o último orelhão das ruas de Nova York. Este era um dos símbolos da cidade assim como os táxis e placas reproduzidos em todo tipo de peça audiovisual.

 

Esta é a representação do final de uma era. Os telefones fixos de rua caíram em desuso já nos anos 90, mas só em 2015 que começaram a se desfazer desses aparelhos para instalar pontos livres de internet que seguem sendo instalados até hoje. 

 

O último orelhão mencionado anteriormente foi inclusive transferido para o Museum of the City New York para a exposição da “Cidade Analógica” em memória das cabines que representam os nova-iorquinos. 

 

Fonte: Hypeness

8ede7cbc-edit_nova-york_orelhão_timothy-a.-claryafp-via-getty-images.png
A empresa Meta quer permitir que seus usuários vendam suas próprias NFTs através das mídias sociais.

A popularização das NFTs vem dando o que falar. É claro que a Meta, considerando todo seu background de desenvolvimento do Metaverso, não ia deixar de incluir algumas features relativas ao novo recurso.

 

Em um primeiro momento, Zuckerberg quer deixar somente que os usuários consigam trocar sua foto de perfil utilizando NTFs, mas diz que estão “em um estágio inicial e ainda podem mudar”. 

 

Como uma fase adiante, a empresa pretende facilitar o acesso das NFTs para o público, possibilitando a criação deste tipo de produto pelos próprios usuários do Facebook e Instagram, desenvolvendo sozinhos seus itens usando um software da companhia.

 

Se a empresa conseguir fazer tudo isso, será o maior suporte que as NFTs receberam até o momento.


 

Fonte: B9

GettyImages-1351160965-1.webp
A importância da verificação de antecedentes nos aplicativos de relacionamento

O Tinder fez uma parceria com a plataforma de verificação de antecedentes on-line da Garbo após vários casos de roubo e violência relacionados ao uso de aplicativos de namoro. Para maior segurança, o recurso permite que os usuários verifiquem os antecedentes criminais das pessoas que combinam.

 

Essa é uma conversa em voga, inclusive por conta do lançamento do documentário da empresa Netflix chamado “O Golpista do Tinder”. Um filme que apresenta um personagem vigarista que cria laços com seus matches para conseguir dinheiro.

 

O Garbo permite que indivíduos acessem facilmente informações públicas sobre comportamento violento ou prejudicial, incluindo prisões, condenações e registros de agressores sexuais. O aplicativo busca democratizar o acesso às informações de segurança pública.

 

Você se sentiria mais seguro em ter um encontro planejado via aplicativo agora?

 

Fonte: Hypeness

pexels-cottonbro-6848404.jpg
Ficar se encarando no Zoom o dia inteiro, pode não ter boas consequências para a saúde.

Nos últimos anos, muitas pessoas passaram mais tempo utilizando programas de bate-papo por vídeo, como Zoom e Meet. Ao contrário do que acontece no mundo real, nesses aplicativos, é possível ver seu próprio rosto o tempo inteiro. Dessa forma, sua rotina diária, possivelmente, passou de uma olhada ocasional no espelho durante o dia para uma presença constante na sua frente por horas e horas. 

 

Há algum tempo, os psicólogos estudam a questão do foco excessivo na aparência, especialmente nas mulheres, e as consequências desse escrutínio constante. Essa aparência "estabelecida" pode rapidamente se transformar em uma obsessão a ser cultivada em qualquer superfície reflexiva. 

 

De toda forma, o problema é que qualquer pessoa fica sobrecarregada com a consciência intensificada de sua própria imagem. Os pesquisadores também investigaram até que ponto essa percepção da autoimagem afeta o desempenho de uma perspectiva cognitiva, emocional, comportamental ou fisiológica. 

 

É como se você entrasse no palco e se encontrasse na primeira fila. Na verdade, é pior: é como se você estivesse na primeira fila, olhando para o outro no palco e avaliando como está se saindo na frente do público.

 

Extrema pressão!

 

Fonte: UpdateorDie

pexels-anna-shvets-4226140.jpg
IA converte selfies em autorretratos que lembram obras de Leonardo da Vinci

DaVinci Face é um projeto que converte selfies em obras primas do artista Leonardo da Vinci. Esse é um projeto da empresa de tecnologia Mathema, que tem a intenção de reviver o brilhantismo do Renascimento Italiano.

 

O dono da empresa, Massimilliano Bellini, diz que embora o projeto tivesse ajuda da Inteligência Artificial a ideia não foi nada fácil de implantar. Usando como referência obras como a Monalisa, a fase de treino do algoritmo conseguiu recriar as imagens, mas ainda sim demonstrava dificuldades pela complexidade das técnicas de sombra utilizadas pelo artista.

 

As IA tem se mostrado facilitadores do trabalho dos publicitários e designers, por isso é muito interessante sempre saber cada vez mais sobre o assunto.
 

Fonte: B9

Screenshot-2022-01-31T134358.webp
Exigência por flexibilidade no trabalho aumenta

Em uma pesquisa feita pelo Linkedin, descobriu-se que 78% dos profissionais desejam atualmente uma maior flexibilidade por parte das empresas em que trabalham.

 

Esse é um reflexo dos anos de pandemia que fizeram a sociedade aderir pelo modelo home office e cultivaram um misto de produtividade em qualquer lugar a qualquer momento.

 

Os trabalhadores apresentaram as vantagens encontradas com esse modelo de trabalho:

  •  produtividade foi apresentada como motivo por 43% das pessoas para a busca por flexibilidade;

  • melhora na saúde mental, por 40%;

  •  prosperidade por 33%, 

  • desenvolvimento rápido de carreira para 28% e;

  •  entendimento da confiança que a empresa coloca no trabalho sendo feito por 25%.

 

Fonte: Hypeness

img-home-office-home-based-teletrabalho-diferencas.webp
Deezer lança a tradução das música direto da plataforma

Tomando a frente no mercado das empresas de streaming musical, o Deezer agora introduz em sua plataforma a possibilidade de tradução instantânea para mais de 10.000 músicas.

 

Segundo a Core Products da empresa, Alexandra Leloup, a ideia é que os fãs possam entender 100% do que estão escutando e poder curtir as músicas na íntegra.

 

A empresa demonstra interesse em expandir cada vez mais o número de músicas que tem a nova função de tradução


 

Fonte: Update or Die

Thumbnails-Gerais-1120x600-75.webp
15 anos Google Maps = nova logo e ferramentas.

O  “mapinha” que desde sempre era utilizado para representar o site não existe mais, e sim um pin ilustrado com as cores da marca maior do Google, inserido em um fundo branco que o padroniza com os outros produtos da companhia.

Referente às novas ferramentas, a página “para você” foi substituída pelo “salvo”, também oferecendo  o “contribuir” e “atualizações” para focar na distribuição de conteúdos fornecidos pelo usuário. A meta é fazer do site uma rede social de orientações.

Já como novidades imediatas, foi afirmado pelo Google que em março, estarão disponíveis novas informações de lotação de transportes públicos como trens e ônibus, incluindo temperatura do veículo, acessibilidade e presença de segurança. 

Fonte: B9

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - Google Maps.webp
O programa de reparo de autoatendimento da Apple chegará ao Brasil?

Nos Estados Unidos, qualquer pessoa pode solicitar peças originais da Apple, acessar o manual de reparo e alugar ou comprar ferramentas necessárias.

Este novo hub online oferece mais de 200 peças e ferramentas individuais, porém no momento somente para o iPhone 12, iPhone 13 e o iPhone SE de 3ª geração, e ainda esse ano será expandido para computadores Mac.

A Apple disse que o programa Self Service Repair se expandirá para outros países, começando na Europa, no final de 2022.

O programa vem depois de anos de recusa da Apple em oferecer suporte a reparos no estilo DIY, pois a empresa afirma que “para a grande maioria dos clientes que não têm experiência em consertar aparelhos eletrônicos, visitar um fornecedor profissional em reparos com técnicos certificados que usam peças genuínas da Apple é a maneira mais segura e confiável de se obter um reparo”.

Fonte: Mashable

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO.jpg
Vídeos de 10 minutos no TikTok serão virais?

É perceptível que ao desenvolver um recurso viral outras plataformas irão disponibilizar uma opção semelhante. Após o Snapchat, o Instagram lançou os stories, assim como o Facebook, Linkedin e o Twitter (Frotas). Posteriormente, após o TikTok se tornar viral em 2019, os canais de mídias sociais disponibilizaram vídeos curtos, como o reels no Instagram e o Youtube Shorts.

Porém dessa vez,  o Tik Tok explora dois recursos que não são exclusivos, o TikTok Stories e recursos de vídeo de 10 minutos, já existentes em outras plataformas famosas.

Eis a questão: será que os conteúdos de longa duração passarão despercebidos e, eventualmente, serão descontinuados?

Fonte: Hubspot

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - Tik Tok.webp
Nova lente do snapchat ensina a linguagem dos sinais

Será que as redes sociais no Brasil algum dia adotarão esse novo recurso?

 

Nos Estados Unidos, é chamado de ASL Alphabet Lens e ensina como soletrar seu próprio nome, praticar o alfabeto da língua de sinais americana e jogar jogos para testar suas habilidades, tudo usando tecnologia de rastreamento manual.

 

O resultado é a aproximação dos usuários com uma ferramenta de pesquisa mais inclusiva, acompanhada pela evolução na maneira de nos comunicarmos.


 

Fonte: Mashable

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - Snapchat.webp
Conheça a nova maneira de fazer perguntas ao Google

Às vezes, as palavras não são suficientes. Então a fim de facilitar a comunicação, foi anunciado o recurso Multisearch,, no qual você pode combinar textos e imagens para mostrar ao mecanismo de pesquisa do Google exatamente o que está procurando.

 

Com isso, você pode pedir ao Google mais informação sobre qualquer coisa a partir apenas de uma foto, como uma pintura de parede que gostou na rua, uma flor de um jardim ou um modelo de roupa com outro tamanho ou cor da sua imagem. Além disso, você ainda poderá ter dicas de design ao enviar uma foto de uma mesa, por exemplo, e pedir sugestões de cadeiras para ela.

 

Porém, o Multisearch está disponível apenas como um recurso beta nos Estados Unidos, mas com certeza será um tema que irá transformar por completo as estratégias digitais e táticas de SEO no futuro, prevalecendo uma experiência de usuário mais natural, assertiva e intuitiva. 

 

Fonte: Rockcontent

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - Google search.webp
Disney terá assinatura mais barata e com anúncios

A modalidade será estreada no fim de 2022 nos EUA e em 2023 no resto do mundo, ainda sem data oficial.

 

A mais recente plataforma de streaming a adaptar essa mudança foi a HBO Max, somente nos Estados Unidos, no qual oferecia o mesmo catálogo pela metade do preço e com comerciais.

 

Outra diferença desses planos é que, além da publicidade, não há a opção de reprodução do vídeo em 4K, uma prática que aqui no Brasil já é aplicada pela Netflix, em que somente os planos mais caros disponibilizam a resolução de melhor qualidade.

 

Vale lembrar que a Disney possui o Hulu, já com a versão mais barata com anúncios. Agora essa estratégia será implementada no serviço principal.

 

Será este o futuro de todas as plataformas de stremio?

 

Fonte: B9

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - Diney +.png
Mais uma vez, posts de trabalho exclusivamente para negros e indigenas é excluido no Brasil

O linkedin retirou a oferta de trabalho da instituição brasileira de pesquisa Laut, após ser anunciado que a vaga preferia candidatos negros e indigenas.

 

A justificativa foi baseada na atual política global da empresa, que entende que “pessoas com os mesmos talentos devem ter acesso às mesmas oportunidades ”, indicando que ações afirmativas são entendidas como ações discriminatórias e criam uma situação de desigualdade entre talentos.

Em decorrência disso, as repercussões foram intensas:

  • Dezenas de grandes empresas protestaram;

  • promotores federais abriram inquéritos;

  • ativistas processaram;

  • a multinacional Natura&Co (também dona da Avon e da The Body Shop) assinou um manifesto de repúdio à decisão do LinkedIn;

  • Oracle, Unilever, Bayer, AB Inbev e Santander também manifestaram apoio às iniciativas de rejeição;

  • O Ministério Público Federal notificou o Linkedin para prestar esclarecimentos sobre o caso.

Após toda a pressão, o LinkedIn havia revertido sua abordagem e informado que mudaria sua política para a América Latina.

Fonte: Rock Content

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - LINKEDIN.jpg
Agora todo usuário pode marcar produtos no Instagram

O instagram abriu o recurso de marcação de produtos para todos os usuários nos EUA, independente da conta ser institucional ou a nível de criador, originalmente disponível para apenas criadores aprovados.

 

Para outros países, esse recurso estará disponível nos próximos meses. 

 

No caso das empresas, elas poderão ver onde seus produtos estão marcados e até mesmo desativá-los de aparecer. Além disso, as vitrines de produtos ganharam uma visibilidade inédita nas redes sociais, atingindo um público maior de forma gratuita e aproveitando um nicho de microempreendedores.

 

No caso dos usuários, será possível comprar o mesmo look, a mesma maquiagem, e diversos outros produtos que os amigos estão usando na foto. Além disso, poderão ser influenciadores digitais, independente do número de seguidores, curtidas e compartilhamentos, sendo capazes de apoiar suas pequenas empresas favoritas, aumentando o nível de engajamento e compartilhando preferências e marcas que apoiam.

 

Aproveite essa grande oportunidade tanto para as marcas, quanto para os pequenos influenciadores!

 

Fonte: Rock Content

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - INSTAGRAM PRODUTOS.webp
Nova política do Pinterest

O Pinterest, aplicativo de compartilhamento de fotos, é a primeira grande plataforma digital a ter diretrizes claramente definidas contra a desinformação climática em conteúdo de usuário e publicidade. 

 

Conteúdos que a nova política remove:

  • que negam a existência ou os impactos das mudanças climáticas;

  • a influência humana nas mudanças climáticas ou que as mudanças climáticas sejam apoiadas por consenso científico;

  • que contradiga um consenso científico bem estabelecido;

  • deturpe dados científicos ou engane os usuários sobre emergências de segurança pública, como desastres naturais e eventos climáticos extremos.

 

Também foram atualizadas as diretrizes de publicidade para proibir anúncios contendo:

  •  teorias da conspiração;

  • Fake news e desinformação relacionada às mudanças climáticas.

 

Vale lembrar que o Pinterest já havia banido informações falsas sobre saúde, anúncios de perda de peso e anúncios políticos.

 

Fonte: Mashable

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - PINTEREST.jpg
Devo fazer Postagem cruzada?

Você deve selecionar o conteúdo para cada plataforma e seu público ou deve economizar algum tempo e postar em várias plataformas?

 

A publicação cruzada é o ato de compartilhar o mesmo conteúdo em várias plataformas de mídia social.

 

Vantagens:

  • Economiza tempo;

  • Alcança um público mais amplo sem ter que fazer um esforço extra;

  • Útil se você estiver gerenciando várias contas de mídia social;

  • Aumenta as chances de que as pessoas o vejam e se envolvam com ele.

 

Desvantagens:

  • Nem todas as plataformas são criadas igualmente. O que funciona em uma plataforma pode não funcionar em outra;

  • Por isso, muitos profissionais de marketing preferem adaptar seu conteúdo a cada plataforma e seu público específico;

  • Se alguns usuários seguem você em várias plataformas e veem o mesmo conteúdo, eles podem ficar entediados e parar de prestar atenção no que você publica.

 

Erros comuns:

  • Republicar exatamente o mesmo conteúdo em todas as plataformas de mídia social. Só porque você pode fazer postagens cruzadas em todos os lugares não significa que você deva;

  • Seus seguidores em cada plataforma provavelmente serão diferentes, por isso é importante personalizar seu conteúdo para cada público;

  • Marcas postando conteúdo com marcas d'água de outras plataformas.


 

É perceptível que as postagens cruzadas têm suas vantagens e desvantagens. Assim, as melhores práticas são adaptar o conteúdo para cada plataforma. Embora a postagem cruzada elimine a maior parte do trabalho, você ainda terá que fazer algumas customizações, principalmente com a abordagem.

 

Fonte: The HubSpot

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - REDES.jpg
Conheça as táticas de watchbait

Atrair a atenção do seu público está cada vez mais difícil. Então, algumas empresas e criadores de conteúdo estão utilizando a tática chamada watchbait, que de acordo com o Facebook é o conteúdo de vídeo “que retém intencionalmente informações, sensacionaliza o conteúdo ou induz os espectadores a assistir ou se envolver com o vídeo”. Isso pode acontecer no título, legenda, miniatura ou no próprio vídeo. 

 

O que não pode ser feito:

  • Omitir informações importantes;

  • Usar termos exagerados;

  • Usar adjetivos muito fortes;

  • Usar letras maiúsculas ou emojis em excesso no título;

  • Criar expectativas enganosas;

  • Enganar os usuários;

  • Usar imagens cortadas ou editadas no photoshop que não foram tiradas do vídeo como miniatura;

  • Retratar conteúdo fictício, roteirizado ou falso como sendo real.

O que deve ser feito:

  • Utilizar títulos precisos e informativos;

  • Utilizar um tom de voz próprio da sua marca;

  • Ser original e autêntico;

  • Utilizar trechos reais do vídeo como sua miniatura ou nugget.

Segue alguns exemplos citados pelo Facebook:

  • “Sua reação foi impagável!! 😂😂”;

  • “ESSA É A PIOR MANEIRA DE ACORDAR!! 😂”;

  • “E então a namorada dele fez isso!!!”;

  • “Detalhes absolutamente alucinantes na última receita de Kai!”;

  • “Sua melhor amiga acabou de enviar uma mensagem maluca para sua namorada! 😰😰😰”;

  • “Fenômeno climático CHOCANTE pode explodir seus planos!!!”.

Com isso, é evidente que a experiência do usuário é de suma importância e, por isso, se for detectado watchbait em seu vídeo, o facebook irá limitar a frequência com que este conteúdo é recomendado e a sua capacidade de classificação.

 

Fonte: Agência Mestre

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - FACEBOOK.webp
Sua empresa já implementou a Acessibilidade Digital?

Acessibilidade digital significa derrubar barreiras na internet para pessoas com deficiência . Trata-se de tornar sites, aplicativos ou quaisquer outras ferramentas online acessíveis para todos.

 

Embora nos últimos anos a acessibilidade tenha sido uma prioridade para muitas empresas, quando o assunto é acessibilidade digital, as marcas ainda têm um longo caminho pela frente.

 

Uma pesquisa da empresa inglesa Click-Away Pound mostrou que 69% dos entrevistados já abandonaram sites por falta de acessibilidade. Além disso, 86% disseram que se as lojas online fossem acessíveis, gastariam mais.

 

A Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) estabeleceu quatro princípios que devem servir como guia para a produção de conteúdo da web:

 

  • Perceptível:

Elementos e informações devem ser percebidos pelos sentidos e nada pode ser indetectável ou invisível;

  • Operável:

Elementos interativos — botões, controles, etc — devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando). Comandos de voz ou outros dispositivos assistivos devem estar disponíveis;

  • Compreensível:

As informações devem ser apresentadas de forma clara e consistente para que o usuário final compreenda plenamente o conteúdo;

  • Robusto:

O conteúdo deve ser compatível com várias ‌tecnologias‌, incluindo ‌dispositivos ‌assistivos.

 

Com a acessibilidade digital, sua marca é diferenciada dos concorrentes, levando sua mensagem, produtos e serviços a todos. Sua empresa atinge maior leque de clientes e promove a diversidade, a inclusão, a acessibilidade e a humanização. Dessa forma, além da melhoria da experiência do usuário e maior alcance do conteúdo, sua marca é posicionada com genuína preocupação, apoio, incentivo, diversidade e inclusão.

 

Segue algumas melhorias simples que você deve implementar e colocar como padrão a partir de agora:

 

  • Incluir legendas em todos os vídeos;

  • Incluir texto alternativo em todas as imagens;

  • Ter opções de texto e/ou áudio para todo o conteúdo não textual;

  • Use conteúdos que possam ser apresentados de diferentes formas sem perder o contexto;

  • Ter todas as funcionalidades acessíveis por teclado;

  • Não inclua elementos/formas conhecidos por causar convulsões;

  • Ofereça maneiras de ajudar os usuários a navegar;

  • Permitir que os leitores de tela revisem um site para um usuário com deficiência visual.

Fonte: Rock Content

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO - ACESSIBILIDADE DIGITAL.jpg
McDonald's pediu o registro de uma série de marcas para um restaurante no ambiente virtual

Frente à tendência do Metaverso, foram apresentados 10 pedidos de marcas registradas no Escritório de Patentes e Marcas Registradas nos EUA, abrangendo o McDonald's e o McCafe. A expectativa é de que a rede opere um restaurante virtual com entrega em domicílio e ofereça toda a experiência de marca do mundo real.

Josh Gerben, advogado de marcas registradas e fundador da Gerben Intellectual Property, publicou em sua página no Twitter: "Você está no metaverso e fica com fome. Você não precisa largar o fone de ouvido. Você entra em um McDonald's e faz um pedido. Ele chega à sua porta um pouco mais tarde". O processo de revisão nos EUA geralmente leva de oito a nove meses, mas pode ser encurtado.

Fonte: Mundo do Marketing

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO METAVERSO.jpg
Aprenda e se inspire com 10 filmes, séries e documentários sobre marketing

1- Fome de Poder

Aprenda sobre a construção de marca, o aspecto mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.

2- Syrup

O filme mostra, de forma bem exagerada, como são criadas as estratégias de marca e as vendas de produtos bastante populares. Além disso, apresenta, de forma cínica, como comercializar produtos recém-criados.

3- Steve Jobs

Conheça um pouco mais da personalidade do empreendedor e veja a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais desejadas do mundo.

4- A rede social

Acompanhe todas as etapas da criação do gigante da tecnologia, o Facebook. O filme mostra a evolução de uma simples rede social até se tornar um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo.


 

5- Obrigado por fumar

Aprenda sobre persuasão e criação de narrativas para vender ideias e produtos. Através de técnicas persuasivas e de storytelling, as pessoas são convencidas de que um produto nocivo, como o cigarro, pode ser bom para elas.

6- Mad men: inventando a verdade

Veja os bastidores de uma agência de publicidade dos anos 60 e como acontece a criação de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através da publicidade.

7- Por dentro da Pixar

Conheça os bastidores de uma das empresas mais criativas do mundo e como são criadas as histórias da Pixar, desde a criação da ideia, à execução e toda integração dos talentos da empresa.

 8- Arty & Copy

Veja como funciona a mente dos grandes gênios da publicidade dos anos 60, conhecendo o processo criativo por trás de campanhas que causam impacto até os dias de hoje, como “Just Do It” da Nike e “Think Different” da Apple, entre outras.

9- O melhor filme já vendido 

Esse filme trata sobre o mundo da publicidade, sendo esse universo publicitário completamente financiado por marcas e produtos. A ideia é mostrar, sempre com muito humor, como a indústria do cinema se tornou dependente da publicidade, e como somos influenciados por táticas de venda invisível sem perceber.

10- Fyre Festival (fiasco no caribe)

Veja a brilhante criação de estratégia de divulgação do festival de música eletrônica que aconteceria em uma ilha do Caribe e acompanhe cada etapa de um dos maiores fracassos de marketing da história.

Fonte: Viver de blog

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO FILMES.png
Mulheres são maioria no marketing de influência, mas ganham 30% a menos do que os homens

O novo estudo publicado pela empresa de marketing de influenciadores, Izea, aponta que as mulheres representavam 85% dos patrocínios feitos como influenciadores. No entanto, nos últimos cinco anos, os homens têm sido os mais bem pagos, apesar de terem uma presença significativamente menor na área.

Outro estudo sobre publicidade digital descobriu que as marcas investem mais em anúncios que retratam papéis tradicionais de gênero, ou seja, as mulheres representam 58 % dos personagens em anúncios de bens de consumo embalados (CPG) e os homens apenas 41%. Outro dado importante, segundo a pesquisa da Creative X, é que 41% dos personagens retratados em ambientes profissionais eram homens e apenas 24% gastos em anúncios com mulheres.

Mesmo em espaços modernos, a equidade de gênero ainda não é um compromisso real, sendo assim, os estereótipos ainda são muito presentes e a disparidade salarial ainda é algo comum.

Fonte: Rockcontent

REDE CMG COMUNICACAO MARKETING E GESTAO INLCUENCIA.jpg
Golpistas de criptomoedas nas redes sociais

A Federal Trade Commission, divulgou um relatório no ano passado, no qual quase 7 mil pessoas relataram mais de US$ 80 milhões em perdas entre outubro de 2020 e maio de 2021, com fraude de criptomoedas.

Pessoas entre 20 e 30 anos relataram que mais da metade das perdas que sofreram em golpes de investimento, foram em criptomoedas.

Como exemplo o facebook, que no início do mês de fevereiro, uma rede de golpistas imitou os maiores players do setor de tecnologia. Não é de hoje que ocorrem golpes nos anúncios desta rede social, porém dessa vez foram particularmente descarados. Esses anúncios fraudulentos escaparam do processo de moderação de conteúdo do Facebook, apesar do uso da imagem de Zuckerberg e do novo logotipo da empresa. 

 

Mesmo com a  imposição de limites escritos de como anúncios vendem criptomoedas, foi identificado anúncios de ‘’tokens’’ inexistentes usando os logotipos de grandes empresas de tecnologia e até mesmo os rostos de algumas das pessoas mais proeminentes da Big Tech, incluindo Zuckerberg, o CEO da Amazon, Jeff Bezos e o CEO da Tesla, Elon Musk. 

Já no twitter, contas verificadas de usuários foram hackeadas, no passado, no qual mudaram as fotos de perfil das contas para a imagem de Musk e alegaram oferecer recompensas maciças de criptomoeda em troca de um investimento relativamente pequeno de criptomoeda. A FTC relatou recentemente que imitadores de Musk levaram mais de US$ 2 milhões em apenas seis meses. 

Fonte: Mashable

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO CRIPTOMOEDAS.jpg
Oportunidades que as tendências de comportamento e consumo de 2021 trouxeram.

Sobre a vida na quarentena:

O cenário de incerteza e insegurança resultou na busca de soluções próprias, como meditação, cursos, novas receitas, pedir o prato favorito no delivery, almoçar em família, limpar a casa ou planejar as finanças.

 

  • 92% nas buscas por delivery;

  • 66% nas buscas por melhor filme.

 

Sobre esportes e bem estar:

Por um lado esportes como futebol tiveram que dar uma pausa, por outro lado, com a busca por saúde física e mental, cresce o anseio por praticar exercícios, em casa ou no ar livre.

 

  •  41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre;

  • 23% dos brasileiros buscam artigos para atividades ao ar livre/natureza.

 (Fonte; Google consumer survey com 1000 brasileiros conectados/ 24 a 26 de novembro)  


 

Moda e Beleza:

Em meio às restrições de vida social, a aparência tornou-se uma das dimensões do bem-estar. Assim, as buscas por roupas confortáveis, material esportivo, produtos de skincare cresceram.

 

  • 33% querem se vestir de forma mais confortável no dia a dia;

  • 55% de alta nas buscas por itens de cama, mesa, banho, decoração e jardim;

  • 73% na busca por vestuário esportivo.

(Fonte; Google Internal Data)  

 

Para transformar a atuação do marketing, precisamos entender os desejos e as reais necessidades das pessoas no cenário atual. Com adaptações rápidas, as marcas devem estar sempre presentes, atendendo a essas preferências.

 

Fonte: Think with google

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO COMPORTAMENTO DE CONSUMO.jpg
Mudanças de privacidade preocupam 74% líderes de Marketing

Os dados são do relatório anual de benchmark de e-mail, desenvolvido pela SparkPost, que contou com 224 profissionais de e-mail e 2000 líderes de marketing.

 

Quais estratégias reajustar após dois anos de pandemia a fim de acelerar a conexão com os públicos?

 

Uma grande preocupação dos líderes de marketing está sendo a estratégia de dados, devido ao futuro sem cookies previsto para 2023. Algumas preocupações citadas pelo entrevistados são:

  • Medo que o marketing digital atual se torne inutilizável no futuro;

  • A necessidade de reformular sistemas;

  • A necessidade de refazer tudo do zero.

 

Ademais, os profissionais de marketing também estão apreensivos com essas mudanças, embora dados mostram que esse recurso não perde relevância, de modo a ter grande utilidade para educar e guiar os leads até o momento da compra.

 

Nos dias atuais, o alinhamento dos departamentos de marketing em conjunto com arsenal de conteúdo, práticas de dados sólidas e próprios canais de comunicação estão tornando-se essenciais.

Fonte: Agência mestre

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO PRIVACIDADE.png
Netflix supera o valor de mercado da Disney

As transformações da Pandemia e, consequentemente, transformações mercadológicas e comportamentais, resultaram em grande impacto no setor de entretenimento.

Entre inúmeros jogos cancelados, produção e estreia de filmes interrompidos, a Netflix é uma das (únicas) marcas do mundo que prospera em tempos difíceis de coronavírus.

As ações da Disney caíram mais de 40% em comparação com ganho de 9,2% da Netflix, durante este ano. A Netflix agora está avaliada em US $ 187,3 bilhões. Passando assim a Disney, atualmente avaliada em US $ 186,6 bilhões. As informações são da Variety.

Fonte: ideia de marketing.

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO NETFLIX_DISNEY.png
Já imaginou fazer reuniões holográficas?

Duas empresas estão tentando tornar a videoconferência remota mais holográfica, realista e em tamanho real, porém o zoom ainda é a maneira mais barata e fácil de videoconferência.

Para que isso seja possível, tem um grande custo (a caixa Epic de Portl custa US$ 75.000, juntamente com uma taxa anual de licenciamento de software em torno de US$ 5.000) e equipamentos pesados, com câmeras, software proprietário e telas especiais para transportar as pessoas. 

Já ocorreram nos Estados Unidos hologramas 2D, mas ainda não podem transmitir a realidade e a energia de forma tão convincente quanto experimentá-los pessoalmente, o que dificulta a venda. 

Há projetos previstos para um aplicativo móvel para gravar vídeo em vez de uma configuração de câmera elaborada e, eventualmente, uma caixa de holograma menor e mais barata com tela sensível ao toque.

Estão preparados para um novo tipo de reunião à distância?

Fonte:Mashable

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO METAVERSO.png
Quais habilidades em marketing digital são mais desejadas?

A partir das vagas e atividades dos usuários, o linkedin anunciou dados que apontam os cargos, profissionais e especialistas mais procurados.

 

Cargos; 

  • coordenador de mídia;

  • gerenciador de pesquisa;

  • coordenador de mídias sociais;

  • gerente de marketing de mecanismos de busca;

  • gerente de mídia;

  • analista de marketing;

  • especialista em pesquisa;

  • especialista em e-mail marketing;

  • analista de otimização de mecanismos de busca;

  • gerente de mídia digital.

Profissões;

  • especialista em marketing digital;

  • executivo de contas digitais;

  • gerente de mídia social;

  • gerente de marketing digital;

  • copywriter;

  • associado de marketing;

  • supervisor de contas;

  • assistente de marketing;

  • estrategista digital;

  • gerente de marketing.

Especialidades;

  • marketing para redes sociais;

  • estratégia para anúncios em rede de pesquisa;

  • social media;

  • SEO;

  • marketing.

Fonte: Agência mestre

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO MARKETING DIGITAL.jpg
Oscar se aproximando!

O Oscar 2022 acontece no próximo dia 27 de Março, e você pode assistir, antes, a alguns dos indicados. Abaixo os que estão na Netflix:

 

  • “Ataque dos Cães” (indicado a Filme, Ator, Atriz Coadjuvante, Ator Coadjuvante, Direção, Som, Trilha Sonora, Roteiro Adaptado, Montagem, Fotografia, Design de Produção)

  • “Não Olhe Para Cima” (indicado a Filme, Roteiro, Montagem e Trilha Sonora)

  • “A Filha Perdida” (indicado a Atriz, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado)

  • “Madres Paralelas” (indicado a Atriz e Trilha Sonora): estreia no catálogo no próximo dia 18 de fevereiro;

  • “Tick, Tick… Boom!” (indicado a Ator e Montagem)

  • “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas” (indicado a Animação)

  • “A Mão de Deus” (indicado a Filme Internacional)

  • “A Sábia Sabiazinha” (indicado a Curta de Animação)

  • “Audible” (indicado a Documentário em Curta-Metragem)

  • “Três Canções Para Benazir” (indicado a Documentário em Curta-Metragem)

  • “Onde Eu Moro” (indicado a Documentário em Curta-Metragem)

Fonte: B9

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO OSCAR.jpg
Facebook e Instagram terão canal para receber denúncias sobre as eleições!

Para evitar que campanhas de desinformação contaminem ainda mais o ambiente político do país, as plataformas sociais terão um canal de denúncias dedicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Após a denúncia ser recebida, a empresa fará a análise e haverá remoção, caso o conteúdo viole as políticas das plataformas.

 

Também está previsto a liberação do acesso à interface de programação de aplicativo (API) da Biblioteca de Anúncios do Facebook, onde estão localizados os conteúdos patrocinados ativos e inativos sobre eleições ou política no Facebook e no Instagram.

Dessa forma, as equipes do tribunal poderão ter conhecimento sobre os dados disponíveis na Biblioteca de Anúncios, incluindo faixa de valores pagos, total de impressões e datas de veiculação de anúncios.

 

Há também ações como:

  • Rótulos em posts sobre eleições (recurso ativo desde dezembro)

  • Lembrete do dia da votação no feed

  • Produção de cartilhas educativas

  • Treinamentos a autoridades eleitorais ( com seminários para os servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais)

  • Nova versão do “Guia de Mulheres na Política”, que terá o auxílio do TSE na divulgação e distribuição.

 

O WhatsApp também assinou um memorando de entendimento com o TSE e já tem previsto diversas iniciativas, como treinamentos e a criação de um canal de denúncias com o objetivo de encontrar contas suspeitas de disparos em massa, ação não permitida pela legislação eleitoral e pelos Termos de Serviço do aplicativo.

Fonte: PROPMARK

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO ELEICAO.jpeg
Metaverso vai impactar a transformação digital!

De que forma as empresas lidarão com a chegada de uma realidade imersiva que tem o digital como sua matéria prima?

 

Na opinião do executivo Marcelo Marciano, senior digital strategist da CI&T, acredita que o metaverso será decisivo enquanto oportunidade de negócios e promoverá uma intensa – e imersiva – corrida concorrencial.

 

Estar presente no cotidiano dos clientes, reduzindo a distância de comunicação e o tempo de resposta às suas demandas reais já é um desafio hoje e será ainda maior.

 

É preciso acelerar suas iniciativas de transformação digital, em especial aquelas voltadas para migração e habilitação de serviços de computação na nuvem, captura, processamento e interpretação de petabytes de dados, e aumento da velocidade de criação e validação de soluções digitais competitivas.

 

Para os indivíduos,  as vantagens estão no aumento do poder de escolha, uma vez que cada vez mais marcas serão capazes de fornecer produtos e serviços de forma personalizada, adequada ao seu poder de compra e conectada com os seus valores e crenças.

 

Para as empresas e modelos de negócio, resultará em novas modalidades de consumo,  com ou sem interconexão com experiências no mundo físico.

 

Como desafios, está a entrega de uma experiência fluída, a despeito das políticas e controles necessários para garantir sua segurança e privacidade, bem como a  integração de transações e eventos entre os dois universos, já que as pessoas poderão visitar ambientes de compra que lhes permitam experimentar versões virtuais de produtos físicos, como veículos, eletrônicos e gadgets, roupas e acessórios, cosméticos e assim por diante.

 

Fonte: meio&mensagem

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO METAVERSO.png
Quer saber algumas tendências que estão por vir no marketing mobile?

1.    O e-commerce continuará priorizando cada vez mais o mobile;

O Brasil registrou o segundo maior número de downloads de apps de comércio eletrônico no mundo, segundo o último relatório da Adjust. Assim, é evidente que esse espaço está cada vez mais competitivo, o que cabe aos profissionais de marketing e desenvolvedores de aplicativos, concentrar-se na criação de experiências convenientes entre dispositivos, além de incentivar e reter seus usuários com sucesso.

2.    Aplicativos de finance estão se tornando “super apps” de estilo de vida financeiro;

Aplicativos mobile que fornecem vários serviços e possuem uma abrangente plataforma de comércio e comunicação, são conhecidos como “super apps”, no qual integram um grande número de “mini programas” que permitem aos usuários diversas funcionalidades.

Seguindo essa tendência, os aplicativos financeiros em outras regiões, como o PayPal nos Estados Unidos e o Nubank se destacando no Brasil, estão se expandindo cada vez mais para fora dos serviços bancários, criando apps de finanças gerais e de estilo de vida.

 

3.    Podcasts terão uma participação cada vez maior nos investimentos com anúncios para o celular;

Os investimentos com anúncios em podcasts ultrapassaram US $1 bilhão em 2021 e devem ultrapassar US $2 bilhões até 2023, de acordo com a eMarketer. Esse crescimento na publicidade em podcast apresenta intensa oportunidade para os profissionais de marketing, visto que o Brasil é o quinto maior consumidor de podcasts no mundo atualmente, principalmente devido a pandemia.

 

4.    O excesso de serviços por assinatura levará a mais canais com suporte de anúncios e inventário de anúncios para CTV/OTT;

Na última década houve uma grande alteração nos hábitos de assistir tv aberta ou por assinatura, para streaming e serviços over the top (OTT). A pandemia apenas acelerou essa tendência, com grande fluxo de novos serviços de streaming como HBO Max, Disney +, Apple TV + e Discovery.

 

No entanto, com o aumento nos serviços de streaming, há mais taxas mensais para os usuários acessarem o conteúdo, uma pesquisa recente da Hub Research já mostra que 41% dos entrevistados preferem assistir a conteúdo gratuito com anúncios.

 

É esperado em 2022 ver muito mais opções de canais de streaming gratuitos e com suporte de anúncios, o que resultará em novas oportunidades dentro da CTV, uma vez que permitem que as grandes telas se tornem mais um canal de marketing de desempenho, com novas opções de análise, rastreamento, refinamento, segmentação e promoção em dispositivos diferentes. Enquanto os anúncios da televisão convencional funcionam como um canal de reconhecimento de marca.

 

Fonte: Comunique-se

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO TENDENCIAS MARKETING MOBILE.jpeg
Home office: como ter sucesso?

Mesmo intensificado, esse formato ainda está em adaptação no Brasil. Embora suas vantagens sejam perceptíveis, ainda gera desconfiança e dificuldades para algumas empresas. Assim, é necessário:

  • PLANEJAMENTO: é preciso deixar claro os direitos e deveres de cada um nesse cenário, esclarecendo expectativas e feedbacks sobre as atividades.

 

  • CONFIANÇA: trabalho remoto não é férias nem folga, é necessário ter confiança mútua e entrega de tarefas e resultados.

 

  • DISCIPLINA: hábitos são essenciais, indicadores tecnológicos e limite de horários garantem mais organização e produtividade. Já o excesso de controle impacta negativamente o desenvolvimento.

 

  • COMUNICAÇÃO: escrita e leitura precisam ser treinadas e desenvolvidas com concentração e cuidado com áudios e mensagens exageradas. Em união com ferramentas de comunicação e acompanhamento de atividades.

 

Assim podemos entender e nos adaptar a essa nova realidade!

 

Fonte: Folha de Londrina

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO SUCESSO HOME OFFICE.jpeg
O fim dos cookies de terceiros causará total mudança na segmentação de anúncios nos meios digitais.

O mercado vive em busca de soluções, já que a partir de 2023, o navegador Chrome só dará suporte para os cookies do próprio Google.

 

  • Como isso influencia os anunciantes? 

É a partir dos cookies de terceiros que é feito o rastreamento  do comportamento e interesse dos consumidores e encaminham mensagens de forma mais precisa e de acordo com o interesse da audiência.

 

  • Qual a nova ferramenta de direcionamento de anúncios? 

O Google apresentou ao mercado o Topics, no qual o navegador Chrome será capaz de gerar categorias com base nos conteúdos que os usuários mais buscam ou consomem na internet. Essas informações serão processadas no próprio dispositivo, sem a participação de um servidor externo.

 

A partir disso, é perceptível uma alternativa que prioriza cada vez mais a privacidade de dados, na opinião de Paulo Itabaiana, managing diretor da Teads Brasil, uma vez que essa nova ferramenta utiliza outra tecnologia para segmentar o público-alvo sem identificar individualmente cada usuário.

 

É de suma importância, todos se orientarem acerca dessa nova realidade do marketing digital assim como explorar e revisitar a maneira com que se comunicam e utilizam as informações dos consumidores.

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO PRIVACIDADE COOKIES.jpeg
Já imaginou receber seu iFood entregue por um drone?

Em breve isso poderá acontecer, já que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o uso diário comercial de entregas de delivery com drones.

Com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 quilômetros, inclusive em ambientes urbanos, o serviço terá margens de segurança estabelecidas e irá complementar a entrega realizada pelos entregadores em parte do percurso, com a retirada do pedido em um "droneport".

Manoel Coelho, CEO e cofundador da Speedbird Aero, afirma que a diminuição do tempo de entrega, a redução de custos e das emissões de poluentes e a otimização do tráfego terrestre são apenas alguns dos benefícios dessa atividade inovadora.

Já Fernando Martins, head de logística e inovação no iFood afirma que esse é o início de uma mudança que traz novas maneiras e agilizará as entregas em diferentes contextos ao colocarmos o uso de um modal aéreo em parte de uma rota de entrega.

Quem já está ansioso para o próximo pedido do iFood?

Fonte: Mercado e Consumo

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO ENTREGAS IFOOD DRONE.jpeg
Já é evidente o novo comportamento do consumidor em união com as tendências do mercado digital. Mas como gerar resultados efetivos nesse investimento?

De acordo com projeções do The CMO Survey, haverá um crescimento médio de 14,7% nos investimentos de marketing digital para os próximos 12 meses, comparado com apenas 5% no Marketing offline. 

Para aplicar essa verba, às empresas focam em 4 recursos principais:

  • Otimização do site (77,4%);

  • Mídia paga e SEO (69%);

  • Data analytics e IA (65,7%);

  • Plataformas digitais e outras tecnologias (61,6%).

 

Um estudo da eMarketer, o Chief Marketing Officer Leadership Vision 2022, confirma um redirecionamento dos gastos em marketing offline para online. Assim como a ampliação das responsabilidades desse profissional (antes conhecido como Chief Marketing Officer), que passa a ser Chief Connecting Officer, com maior interação com outras áreas da empresa e mais responsabilidades de gestão e coordenação das atividades digitais entre as áreas.

Além disso, os conteúdos essenciais de 2022 serão vídeos curtos em novas plataformas como TikTok, que já tornou-se atrativo em 2021 e tenderá a ser ainda mais nos próximos 12 meses. Outro método é o conteúdo ao vivo nas redes sociais, já popular em vários nichos de mercado, em plataformas como Twitter Spaces.

Outro ponto abordado é a volta do marketing de experiência, após longo período de confinamento. Embora a pandemia tenha acelerado o crescimento do marketing digital, os avanços científicos em vacinas e tratamentos para COVID-19 podem ampliar essa possibilidade do offline.

 

Fonte: Portogente

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO MERCADO DIGITAL.jpeg
Fique por dentro de como o live commerce já mudou a forma como consumimos!
  • Permite aos usuários um melhor entendimento sobre o produto em tempo real  e contato direto entre quem compra e quem produz.

  • É possível finalizar a compra dentro do próprio aplicativo sem aquelas escapadas para as abas de pagamento que tiram o comprador do processo de novos consumos e interações.

  • Como resultado, é possível alcançar a grande massa, obtendo detalhes sobre o que está adquirindo, com interação em tempo real, sem máscaras. 

  •  Assim, acontecem os verdadeiros descontos, sem grandes intermediários que ganham percentuais significativos em cima das transações.  

  • Dessa forma, produtos de pequenos produtores são entregues para clientes de todo país com uma simples logística.

 

 Não fique por fora dessa oportunidade de mercado e aproveite para aumentar ainda mais as vendas com as redes sociais.

REDE CMG RADAR COMUNICACAO MARKETING E GESTAO LIVE COMMERCE.jpeg
Pizza Aeroespacial
bottom of page