• Joana Bicalho

Como identificar o seu mercado

Atualizado: 12 de abr.



Dicas para identificação de mercado e garantia de melhores hábitos de venda.



A identificação de mercado é um processo de suma importância para qualquer negócio. Com ele, é possível entender tanto os aspectos quantitativos quanto os qualitativos do seu nicho de mercado, bem como segmentá-lo em partes menores até que se chegue a uma descrição clara e sucinta de cada uma das partes e possa se ter uma ideia fiel do todo.


Entender a situação do mercado é se preparar para lidar com os desafios e oportunidades que ele pode oferecer. Para compreendê-lo melhor, existem seis questões a serem pensadas continuamente pelo empreendimento de qualquer segmento. Primeiro você deve entender quem o constitui, o que é comprado e por que é o seu produto, uma vez que, depois que essa questão estiver clara no negócio, você deve passar para a parte de compreender como, onde e quando é comprado.


Abaixo exploraremos melhor cada pilar da análise. Vamos lá!



QUEM, O QUE E POR QUÊ


Para identificar o mercado você deve primeiro buscar sua persona. Entendê-la exatamente é garantir que toda sua comunicação e seu esforço de vendas seja direcionado para a pessoa certa, aumentando a assertividade das campanhas e produtos, bem como a rentabilidade do negócio.



QUEM É SEU PÚBLICO


Primeiramente, é preciso entender quem é o seu mercado, que pode ser constituído por empresas, governos ou pessoas. Como também o macro e o micro detalhadamente, sabendo a classe social do seu público, hábitos de consumo, sexo, orientação, idade e tudo que puder alcançar.


Para essa etapa do processo, sites do IBGE, prefeituras, governos estaduais, entre outros podem ser de grande ajuda. Porém, pesquisas qualitativas e quantitativas podem ser mais assertivas e moldadas exatamente para o seu tipo de negócio.



O QUE SEU PÚBLICO COMPRA


Nem sempre as necessidades do cliente são exatamente as que imaginamos ou se resumem apenas ao produto. Elas podem ser um serviço, um benefício, informação, soluções específicas, etc. Portanto, identificar todas as especificidades do seu cliente é muito importante para uma prática de vendas rentável e saudável para a empresa.


A venda não acabará quando o produto for pago, mas sim quando ele gerar a satisfação procurada pelo cliente. Logo, fique atento a todas as etapas do processo de venda.



POR QUE SEU PÚBLICO COMPRA


Conforme começamos a explicar acima, o que leva o cliente a comprar seu produto não é apenas o item em si, mas sim uma gama de coisas, como moda, desejo de pertencer a algum grupo, interesse, afeto, status, etc.


Para entender exatamente quais são as necessidades do seu cliente, voltamos à demanda de pesquisas específicas para seu público, como grupos focais, pesquisas quantitativas, entre outras. Essa é a melhor maneira de conseguir identificar o seu mercado.



COMO, QUANDO E ONDE


Agora que identificamos quem é o seu público e quais são as necessidades dele, passamos para a fase de identificação dos hábitos de compra. Como, quando e onde ele irá se tornar um cliente iminente para o seu negócio.



COMO SEU PÚBLICO COMPRA


O processo de compra irá depender muito do seu tipo de produto e negócio, no qual pode ser uma decisão rápida e sem muito pensamento como uma refeição, serviço de transporte, entretenimento, etc. ou até mesmo uma compra mais demorada e com muito pensamento como um carro novo, um imóvel, entre outros.


Independente do tipo de compra a ser feita, no modelo clássico são analisados 5 processos, sendo eles:

  • Reconhecimento do problema;

  • Busca de informações;

  • Avaliação de alternativas;

  • Decisão de compra; e

  • Comportamento pós-compra.

Vale ressaltar que para a longevidade da empresa, bem como a fidelização de clientes, o processo mais importante da lista é o comportamento pós-compra. É ele que determina se o cliente irá voltar a comprar seu produto ou não, além de indicar se o seu produto será bem ou mal falado na comunicação boca a boca, elemento de grande valia para comunicação da marca.



QUANDO SEU PÚBLICO COMPRA


Sabemos que existem ocasiões e épocas festivas que incentivam quase todo tipo de mercado, como Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães, etc. Porém, entender qual é a sazonalidade específica do seu público é mais importante ainda, pois só assim você pode identificar o seu mercado como um todo.


Quando se sabe exatamente a sazonalidade do seu produto, é possível investir na comunicação em momentos-chave para que seu investimento seja mais certeiro e seu ROI (Retorno sobre Investimento) seja o mais rentável possível.



ONDE O SEU PÚBLICO COMPRA


A depender do tipo de negócio, a localização do seu ponto de venda pode ser um fator determinante para o sucesso do empreendimento. Nesses casos, a fachada, vitrine, exposição, cheiro e todos os fatores sensoriais da marca se tornam tão importantes quanto a localização do ponto de venda.


Se for apenas online, entender onde o seu público navega e costuma comprar é o processo adequado para poder se adaptar às necessidades do mesmo e garantir um negócio próspero.



CONCLUSÃO


No estudo acima, entendemos a importância da identificação do seu mercado para conhecer o seu público, bem como compreender seus hábitos de compra e consumo. Ficou evidente que pesquisas qualitativas e quantitativas são essenciais para a assertividade do produto, serviço, assim como da comunicação da marca. Agora é só botar a mão na massa e garantir os melhores hábitos de venda para a sua empresa!




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo