top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Qual a diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing

Atualizado: 19 de ago. de 2022

Tudo que você precisa saber para melhorar a comunicação dentro da sua organização

Qual a diferença entre Comunicação interna e Endomarketing?
Ilustração de envolvimento harmonioso entre os colaboradores da empresa

O que é Comunicação Interna?


A Comunicação Interna corresponde a todo e qualquer canal informacional que acontece dentro da organização, fazendo parte da Comunicação Integrada de qualquer empresa. O canal em questão pode ser formal, como jornais internos, cartazes institucionais dirigidos ao público interno; ou informais, como as conversas nos corredores e copa. Por meio destes canais, circulam notícias, destaques, idéias e informações relevantes sobre os produtos, serviços e cultura organizacional da empresa. Além disso, pode ser divulgado de forma vertical, vindo do estratégico até o operacional, em hierarquia, ou em forma horizontal , entre profissionais de mesmo nível.


Não devem ser confundidos com Comunicação Administrativa/Operacional, representada por memorandos, ofícios, atas, etc. Estes últimos, apesar de transmitirem informações, têm um aspecto documental.


Quando os canais formais estão bem estabelecidos, e acontecem com eficácia, os funcionários sentem-se seguros com o dia-a-dia das suas atividades, percebem as metas e objetivos que devem perseguir, bem como compreendem a dinâmica dos processos e procedimentos da organização.


Alguns exemplos de ações da Comunicação Interna são:

  • A utilização de ferramentas agregadas que facilitem o fluxo do trabalho entre os colaboradores;

  • Divulgação dos objetivos, metas, resultados e métodos de mensuração;

  • Compartilhamento das políticas da empresa e outros.


Por que a Comunicação Interna é tão importante para uma empresa?


As empresas que bem investem em comunicação interna alcançam excelentes índices de aceitabilidade e comprometimento dos funcionários. As melhores empresas para se trabalhar, segundo os rankings da Você S/A, Exame e outras, buscam investir na comunicação interna como instrumento de diferenciação de suas marcas. O funcionário feliz e bem compreendendo seu papel na organização consegue melhor atender ao cliente e buscar relações ganha X ganha em cada ação/decisão.


Evento é considerada uma ação de endomarketing
Evento interno da empresa - Endomarketing

Qual a diferença para o endomarketing?

O endomarketing se trata sim do ambiente interno de uma empresa, mas não está atento simplesmente a tornar o ambiente mais agradável entre os colaboradores, pois é um meio comercial de demonstrar para quem está fora da empresa o quanto é maravilhoso trabalhar lá. "Mas isso quer dizer que o contato do endomarketing é direto com o público externo?" Não. O endomarketing usa de seus próprios colaboradores como disseminadores da imagem da empresa.


Algumas ações do endomarketing são?

  • Ações diretas para o colaborador;

  • Eventos internos para entrosamento da equipe e descanso;

  • Sistema de recompensas.


Comunicação Interna X Externa


Para as pessoas que podem estar se perguntando qual é a diferença entre a comunicação interna de uma empresa e a externa nós temos uma matéria mais completa com todos esses detalhes, mas resumindo: a comunicação externa, diferente da interna, conversa com o público que está fora da empresa, os clientes e possíveis clientes


De qualquer forma, para efetivar as ações de comunicação interna, o gestor precisa diagnosticar os canais existentes, as mídias possíveis, as potencialidades de cada canal de comunicação e estabelecer planejamento, controle e avaliação mediante plano anual de comunicação interna e assim fazer com que os colaboradores trabalhem em harmonia.


Agora entendendo a diferença desses dois termos, talvez seja interessante para você e a sua empresa se especializarem um pouco mais. Por isso, a Rede CMG desenvolveu o Curso de Planejamento de Comunicação Integrada. Uma jornada que vai te ajudar a entender toda estrutura de comunicação interna e externa da sua empresa e melhorar os resultados.

536 visualizações0 comentário
bottom of page