• Joana Bicalho

Comunicação Interna

Atualizado: 27 de Set de 2019



Comunicação Interna corresponde a todo e qualquer canal informacional que acontece dentro da organização. Ele pode ser formal, como jornais internos, cartazes institucionais dirigidos ao público interno; ou informais, como as conversas nos corredores e copa. Por meio destes canais, circulam notícias, destaques, idéias e informações sobre os produtos, serviços e cultura organizacional da empresa. Não devem ser confundidos com Comunicação Administrativa/Operacional, representada por memorandos, ofícios, atas, etc. Estes últimos, apesar de transmitirem informações, têm um aspecto documental.


Quando os canais formais estão bem estabelecidos, e acontecem com eficácia, os funcionários sentem-se seguros com o dia-a-dia das suas atividades, percebem as metas e objetivos que devem perseguir, bem como compreendem a dinâmica dos processos e procedimentos da organização.


As empresas que bem investem em comunicação interna alcançam excelentes índices de aceitabilidade e comprometimento dos funcionários. As melhores empresas para se trabalhar, segundo os rankings da Você S/A, Exame e outras, buscam investir na comunicação interna como instrumento de diferenciação de suas marcas. O funcionário feliz e bem compreendendo seu papel na organização consegue melhor atender ao cliente e buscar relações ganhaXganha em cada ação/decisão.

Para efetivar as ações de comunicação interna, o gestor precisa diagnosticar os canais existentes, as mídias possíveis, as potencialidades de cada canal de comunicação e estabelecer planejamento, controle e avaliação mediante plano anual de comunicação interna.


LEIA MAIS: Acesse aqui o Caderno de Comunicação Interna da Abracom, e entenda mais sobre diretrizes e a importância da área.


- Deseja fazer um curso nessa área ? Entre no nosso site temos vários curso, para melhor atende lo. Link dos cursos: https://www.gestaodacomunicacao.com/todos-os-cursos -

0 visualização