• Joana Bicalho

Comunicação Interna

Atualizado: Abr 10



Comunicação Interna corresponde a todo e qualquer canal informacional que acontece dentro da organização. Ele pode ser formal, como jornais internos, cartazes institucionais dirigidos ao público interno; ou informais, como as conversas nos corredores e copa. Por meio destes canais, circulam notícias, destaques, idéias e informações sobre os produtos, serviços e cultura organizacional da empresa. Não devem ser confundidos com Comunicação Administrativa/Operacional, representada por memorandos, ofícios, atas, etc. Estes últimos, apesar de transmitirem informações, têm um aspecto documental.



Quer fazer um curso nesta área?

Clique aqui





Quando os canais formais estão bem estabelecidos, e acontecem com eficácia, os funcionários sentem-se seguros com o dia-a-dia das suas atividades, percebem as metas e objetivos que devem perseguir, bem como compreendem a dinâmica dos processos e procedimentos da organização.


As empresas que bem investem em comunicação interna alcançam excelentes índices de aceitabilidade e comprometimento dos funcionários. As melhores empresas para se trabalhar, segundo os rankings da Você S/A, Exame e outras, buscam investir na comunicação interna como instrumento de diferenciação de suas marcas. O funcionário feliz e bem compreendendo seu papel na organização consegue melhor atender ao cliente e buscar relações ganha X ganha em cada ação/decisão.



Quer fazer um curso nesta área?

Clique aqui




Para efetivar as ações de comunicação interna, o gestor precisa diagnosticar os canais existentes, as mídias possíveis, as potencialidades de cada canal de comunicação e estabelecer planejamento, controle e avaliação mediante plano anual de comunicação interna.


LEIA MAIS: Acesse aqui o Caderno de Comunicação Interna da Abracom e entenda mais sobre diretrizes e a importância da área.


Quer fazer um curso nesta área?

Clique aqui

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo