• Joana Bicalho

Comunicação Estratégica

Atualizado: 15 de set.

Como implantar a Comunicação Estratégica na sua empresa?


Comunicação Estratégica: como implantar na empresa?

Sempre que uma empresa precisa cortar gastos ela começa por onde? Isso mesmo, pela comunicação. Não é mesmo?


Mas esse é um grande erro que afeta estrategicamente as empresas, entenda o porquê:


O que é a Comunicação Estratégica?

A Comunicação Estratégica e o seus papel de posicionamento da marca e imagem

Quem é o responsável pela Comunicação Estratégica e o que deve fazer para otimizá-la?

Princípios básicos para a gestão da Comunicação Estratégica

Quais efeitos uma Comunicação Estratégica bem feita tem na empresa?


O que é a Comunicação Estratégica?


Trata-se da comunicação integrada e totalmente alinhada com o mapa estratégico da empresa que envolve todo o seu planejamento, cultura e política organizacional. Desse modo, este é um tipo de comunicação que só funciona com harmonia entre os gestores e outros colaboradores, além de stakeholders, fornecedores e acionistas.


A Comunicação Estratégica e o seu papel de

posicionamento da marca e imagem

A importância da área da Comunicação Estratégica nas organizações cresce na medida em que se descobrem as possibilidades, potencialidades e oportunidades dela advindas. A Gestão da Comunicação reverbera a Comunicação Estratégica: Missão, visão, valores e objetivos estratégicos organizacionais para o posicionamento da imagem. E também conduz a política de comunicação, ajudando a enraizá-la. Ou seja, comunicação estratégica é importante, sim!

Se a comunicação estratégica é uma área tão importante, então deve receber a devida atenção, partindo de um gestor.



Quem é o responsável pela Comunicação Estratégica e o que deve fazer para otimizá-la?

O gestor da comunicação tem função tática e por isso ele deve integrar as áreas que trabalham na comunicação interna e externa para todas as engrenagens se encaixarem perfeitamente.


Ao estruturar a unidade de comunicação, ele deve prever a equipe levando em conta a frequente necessidade de uso dos diferentes tipos e áreas da comunicação: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa e de Comunicação e, sobretudo, em empresas privadas, Promoção de Vendas e Venda Pessoal. E, de acordo com isso, estruturar o organograma para ter controle a nível tático e operacional.


Mas indo um pouco além do papel do gestor é importante para uma empresa que todos aqueles profissionais que precisam falar pela organização tenham as noções e envolvimento direto na comunicação estratégica, assim, evitam-se efetivamente falhas internas. Ou seja, é necessária

Os diferentes papéis dos profissionais nas Unidade de Comunicação Integrada. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho
Os diferentes papéis dos profissionais nas Unidade de Comunicação Integrada. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho

Uma ferramenta básica na gestão da comunicação estratégica é o plano de comunicação organizacional, que está intimamente ligado ao planejamento organizacional e ao plano de marketing da empresa. Por meio dele, é possível elaborar estratégias e definir os meios mais efetivos para alcançar os clientes desejados. Esse recurso é essencial para alcançar as metas e missão da organização, além de viabilizar a disseminação da imagem institucional e da cultura organizacional.


O plano de comunicação com origem no planejamento estratégico. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho
O plano de comunicação com origem no planejamento estratégico. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho

A gestão da comunicação precisa ser adequada para todos ambientes


São vários os públicos de relacionamento para a efetiva Comunicação Estratégica. Deve-se levar em conta a percepção do público interno, fornecedores, colaboradores e clientes a respeito da organização para ganhar confiança e preferência de marca.


O ambiente de comunicação organizacional. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho
O ambiente de comunicação organizacional. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho

Comunicação Organizacional é, assim, "o processo da comunicação entre todos os agentes envolvidos com a organização", seja esta uma empresa privada, pública ou do terceiro setor.

O sucesso na Gestão da Comunicação Organizacional está na capacidade de fluência da Informação e da articulação do conhecimento entre as pessoas para a produção de ideias e da interação, baseada na cooperação que gera resultados para a empresa. Uma boa estratégia para manter a fluência e articulação da equipe é utilizar de um mesmo curso instrucional de comunicação estratégica como por exemplo o Curso de Comunicação Estratégica Integrada da REDE, com 90h/aula envolvendo 18 disciplinas sobre o assunto além de mentoria personalizada para o desenvolvimento de produtos de comunicação eficazes.

Para deixar o mais resumido possível, estas são as funções que o gestor precisa desempenhar:

  • Observar e compreender os fluxos de comunicação estratégica formal e informal;

  • Entender a cultura organizacional, bem como os valores e princípios norteadores em aderência;

  • Trabalhar em conjunto com as demais áreas da organização no Planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação dos resultados comunicacionais;

  • Buscar engajar público interno com o posicionamento da marca junto à sociedade;

  • Elaborar o Planejamento de Comunicação Estratégica para posicionar a imagem da organização e alcançar os objetivos e metas estratégicas;

  • Transformar planos em ações controladas, assegurando respostas a partir da verba recebida no Departamento ou Unidade.

O Papel do Gestor de Comunicação nas Organizações. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho
O Papel do Gestor de Comunicação nas Organizações. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho

Princípios básicos para a Gestão da Comunicação Estratégica

As áreas de Comunicação Estratégica e de Marketing exercem papel relevante para a manutenção e ampliação das empresas no mercado, ou mesmo para ampliar a aceitação e boa imagem da marca.

São quatro frentes de trabalho da Comunicação Organizacional:

  • Comunicação Para a Atitude (Mercadológica) voltada ao Público Interno;

  • Comunicação Para a Atitude (Mercadológica) voltada ao Público Externo;

  • Comunicação Institucional voltada ao Público Interno;

  • Comunicação Institucional voltada ao Público Externo.

A Comunicação Estratégica Integrada utiliza a comunicação com Propósito Institucional para mostrar, tanto para o público interno quanto externo, a Missão e os Valores da marca e da Comunicação Estratégica para a Atitude. Seu objetivo é gerar expectativas e levar consumidores, cidadãos, usuários ou defensores a agirem em função da sugestão da marca.

Propósito e Ambiente de Comunicação. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho
Propósito e Ambiente de Comunicação. FÉLIX, Joana d´Arc Bicalho


Portanto, a integração dá capilaridade à Comunicação Estratégica ao Planejar, Desenvolver, Controlar e Avaliar as ações em comunicação voltadas ao ambiente interno e externo com foco nos objetivos. O bom líder deve fazer fluir a Comunicação Interna e a Comunicação Externa, ora com propósito institucional, ora com propósito de gerar atitude. A decisão de manter uma comunicação ativa, e não reativa, será ponto crítico de sucesso desse profissional e da unidade.

Quais efeitos uma comunicação estratégica bem feita tem na empresa?

A comunicação estratégica corporativa se mostra essencial quando, por exemplo, ela é responsável pelas aparências e reputação da mesma.


O modo como a empresa se posiciona de acordo com seu branding e com as situações eventuais molda a opinião pública, podendo deixá-la ainda mais bem quista ou simplesmente a destruindo. Não existe quase nada mais importante para uma empresa do que sua imagem.

Outro ponto importante é o quanto a comunicação e a administração da imagem de uma empresa influencia no retorno financeiro. Logo, antes de pensar em fazer cortes na comunicação estratégica, talvez seja interessante repensar outras áreas quase não utilizadas.

Levando em consideração a importância da Gestão da Comunicação Estratégica a Rede CMG entrega como bônus um livro que reúne grandes experts da comunicação para te ajudar. Basta fazer o download aqui.


Referência:

FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.


Além de ter acesso ao livro é interessante conseguir acompanhamento no Curso de Comunicação Estratégica Integrada que pode atualizar os profissionais para o mercado. O aluno dominará o o Planejamento e o Gerenciamento da Comunicação Estratégica, bem como o controle de Indicadores e Métricas avaliando a eficácia dos Resultados.


190 visualizações0 comentário