top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Tudo que você precisa saber sobre Cultura Organizacional

Atualizado: 15 de set. de 2022

Toda empresa tem sua cultura e sua maneira de lidar com as mais diversas situações, e isso se reflete (ou deveria refletir) através dos valores, da visão e da missão da marca.


Ilustração que demonstra harmonia entre colaboradores
Ilustração que demonstra harmonia entre colaboradores

Mesmo que não se tenha definido uma cultura para empresa, toda e qualquer marca terá sua cultura organizacional, seja esta por incentivos da gestão ou criada pelo simples convívio e realização de atividades do dia a dia. Ela reflete não somente os valores da marca, mas principalmente das pessoas que fazem parte da instituição, que são seus colaboradores.


Hoje em dia, a remuneração ainda assume grande importância na decisão de ficar ou sair de uma empresa, porém, também são levados em conta uma série de fatores para a escolha.



O que é a Cultura Organizacional?


Como começamos a explicar, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças e formas de lidar com problemas de uma empresa. Ela se cria pela institucionalização de ideias e valores por parte dos gestores e ações de endomarketing, mas também (e principalmente) pelo convívio e conexão entre os colaboradores da empresa.


Isso significa que os colaboradores têm o papel principal na formação e andamento da cultura organizacional, e que o clima e a forma de lidar com desafios sempre são refletidos de cima para baixo. Um bom exemplo superficial é que, se o chefe tende a ficar tenso e lidar com desafios de maneira agressiva, seus subordinados tendem a ter o mesmo comportamento e isso afeta diretamente toda comunicação interna, por fim prejudicando inclusive as estratégias de comunicação integrada em uma empresa.


A cultura organizacional tem uma relação direta com a motivação da sua empresa, bem como de seus trabalhadores. Como falamos, as motivações dos colaboradores em crescer e permanecer em uma empresa vão muito além da remuneração, e cabe à instituição criar e implementar formas de estimular o funcionário, através da cultura organizacional.



Como fazer uma boa implementação da Cultura Organizacional?


É um desafio e tanto desenvolver e implementar a cultura organizacional de sua empresa. Isso porque você deve alinhar a visão, missão e valores de sua marca com os anseios e desejos de seus funcionários, e ainda unir isso a meios de viabilizar suas metas econômicas.


Ilustração que demonstra o valor das pessoas para empresa
Ilustração que demonstra o valor das pessoas para empresa

Invista nas pessoas


Como já deve ter percebido, a cultura organizacional está intimamente ligada à retenção de talentos, algo essencial para a longevidade e bom desempenho de sua instituição. Marcas como Google, Netflix, Nubank, Globo, e muitas outras são conhecidas por sua cultura organizacional, o que faz com que pessoas do mundo inteiro queiram trabalhar e se manter nelas, o que gera organicamente “soldados da marca”. Mas como essas marcas fazem isso?


Para entender melhor a criação desse processo, precisamos analisar os tipos de cultura que existem e qual se encaixaria melhor para sua organização. Utilizaremos o método de Charles Handy, que se divide em quatro importantes tipos de cultura organizacional. São eles:


  • CULTURA DO PODER


A cultura do poder é focada nos cargos e lideranças, pessoas chave que são capazes de influenciar a empresa inteira, pois como dissemos, a influência sempre vem de cima para baixo.


Nessas organizações o foco está totalmente voltado para resultados, e com isso, os problemas e desafios são colocados nas mãos de quem possui o poder de decisão.


  • CULTURA DE PAPÉIS


A cultura de papéis está centralizada na função que seus trabalhadores desempenham e suas responsabilidades, logo, está sempre alinhada com a estrutura organizacional.


Nesse tipo de cultura os processos ficam um pouco mais engessados, uma vez que cada funcionário só executa as tarefas que foram determinadas a ele.


  • CULTURA DE TAREFAS


Os processos e afazeres na cultura de tarefas são bem mais flexíveis, e a responsabilidade e execução dos processos ficam nas mãos de quem tem capacidade para o desenvolvimento da atividade.


Nela, os profissionais possuem mais liberdade para pensar fora da caixa e utilizar a criatividade para a solução dos desafios, e é muito comum que se formem equipes próprias para projetos específicos na cultura de tarefas.


  • CULTURA DE PESSOAS


Aqui as pessoas estão sempre em primeiro lugar, e há o entendimento de que a empresa só existe em razão de seus colaboradores, logo, eles devem ser valorizados por estar ali.


É muito comum que se tenha o organograma horizontal nesse tipo de cultura. A instituição valoriza a troca entre os funcionários, a integração da equipe e o crescimento pessoal.



Por que a retenção de talentos é tão importante?


Podemos citar uma série de vantagens na retenção de talentos, desde benefícios para a empresa, passando para o colaborador até chegar no crescimento pessoal dos funcionários e para a sociedade.


Um dos motivos mais simples na retenção de talentos se baseia nos altos custos de uma taxa elevada de turnover (rotatividade de pessoas que entram e saem da empresa). No Brasil, onde o trabalhador tem seus direitos garantidos, é muito caro para empresa desligar um funcionário, logo, manter seus bons colaboradores sempre é uma boa ideia.


Ao desligar funcionários, uma empresa pode fortalecer concorrentes e ainda ter sua imagem prejudicada diante de clientes, que podem acreditar que o desligamento foi devido a desorganização interna. Além disso, o bem estar dentro da organização pode ser prejudicado, uma vez que os funcionários podem ser muito influentes entre colegas de trabalho.


Ilustração de um bom clima organizacional
Ilustração de um bom clima organizacional

Agora que já entende tudo sobre a cultura organizacional e sua importância para uma empresa, bem como a relevância da retenção de talentos, basta levantar as mangas e botar a mão na massa!


Uma das melhoras maneiras de contornar problemas entre os colaboradores é contar com uma boa liderança dentro do quadro institucional da sua empresa, por esse motivo a Rede CMG incentiva especializações que possam incrementar tanto as habilidades de gestão como de liderança.


Conheça o Curso de "Liderança e Gestão" e tente adequar o clima organizacional da sua empresa!







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page