top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Como as campanhas de multimídia podem alavancar os seus resultados?

Atualizado: 18 de ago. de 2022


Como as campanhas de multimídia podem alavancar os seus resultados

CROSSMEDIA • TRANSMEDIA • MULTIMEDIA


A quantidade de meios e veículos de comunicação tem crescido muito com o avanço tecnológico e a velocidade do consumo de conteúdos na última década. Dessa forma, estamos o tempo todo em contato com propagandas em diferentes lugares e contextos.


Você já percebeu que às vezes uma mesma campanha de alguma empresa aparece para você no celular, em diversos sites, blogs e redes sociais, vários canais na TV ou até mesmo no impresso e no rádio? O que justifica essa intensidade na comunicação?


Utilizar uma campanha em diversos meios a torna mais eficiente se for desenvolvida a partir de estratégias corretas e planejadas.


Existem algumas diferenciações no que diz respeito à utilização de várias mídias para uma campanha. No caso se tratam de técnicas específicas como o CROSSMEDIA, TRANSMEDIA e MULTIMEDIA. É importante entender as distinções para conseguir explorar de forma mais eficaz, as possibilidades a partir de cada uma delas.


Mas afinal, o que é CROSSMEDIA?


Crossmedia corresponde à reprodução de um único conteúdo em diferente mídias. Permite com que uma mesma história seja interpretada de maneira única em cada meio de divulgação.


Para exemplificar, podemos observar quando uma saga de livros fica famosa e estes são adaptados para filmes. São dois meios diversos, o do impresso e o do cinema, que contam a mesma história com as adaptações necessárias para cada formato de maneira auto suficiente. Você não precisa ter lido o livro para entender o filme e vice-versa.



E TRANSMÍDIA?


Transmedia é o termo utilizado para o conjunto de ações simultâneas de comunicação e marketing em diferentes mídias, com planejamento específico e em formato adequado à cada uma, sobre uma mesma temática. São várias histórias de um mesmo universo, contadas de forma autônoma, em diferentes meios que de alguma maneira se complementam.


É uma nova maneira não somente de consumir, mas também de produzir conteúdo. Compreende os avanços da revolução de mídias digitais, impulsionando o engajamento e os objetivos da comunicação.


Como exemplo, podemos analisar o universo de Star Wars: ao existir a mídia principal que foram os filmes, estes logo avançaram para os games, quadrinhos, livros e desenhos animados. Em cada mídia são contadas histórias diferentes que não necessariamente estão diretamente conectadas, mas que estão presentes no mesmo universo.


Você pode aprofundar os seus estudos no livro CULTURA DA CONVERGÊNCIA, de Henry Jenkins.



E MULTIMEDIA?


O conceito de Multimedia equivale à transmissão simultânea de uma informação em diversos meios. A história é contada separadamente em várias mídias e assim, é preciso acompanhar todos esses meios para compreender a mensagem por completo. É uma comunicação que facilita a aprendizagem e a compreensão através da reprodução em múltiplos canais.


Então, de que maneira as campanhas de multimídia podem alavancar os seus resultados?


Ao utilizar dessas estratégias, é possível melhorar a imagem e o lucro da empresa. Vamos ainda explorar como exemplo a franquia da Lucasfilm, Star Wars: o diretor ao lançar seus filmes conseguiu expandir o universo das histórias de maneira inimaginável. Pois a partir das técnicas do merchandising, desenvolveu bonecos, roupas, adereços e outros produtos inserindo novos personagens. Assim, logo em seguida criou novos produtos em mídias completamente diferentes, tornando sua história muito mais completa, interessante e, em outras palavras, mais consumível.


Busque se adaptar às novas formas de se comunicar, integrando as mudanças que são necessárias ao transmitir mensagens no seu negócio conforme o comportamento do seu público consumidor.


Como colocar esses tipos de ação em prática?


A lógica é que um conteúdo qualquer pode ser publicado em blog, canal do YouTube, Instagram, Facebook, etc.

Porém, para que a estratégia tenha êxito é preciso muito mais do que postar o conteúdo em mídias diferentes. Você precisa estimular o público a consumir e interagir com uma narrativa nesses diferentes meios, de modo que um complemente o outro.


Assim, os passos a serem seguidos são:

  • A definição de um objetivo a ser atingido com a estratégia;

  • Escolher as plataformas e mídias por meio de um planejamento;

  • Considerar o público-alvo e persona, assim criando um caminho entre as mídias e uma narrativa que faça sentido para eles.

  • Garantir o engajamento do seu consumidor, de modo que ele continue se relacionando com cada um dos conteúdos ao longo da experiência.


“Mas eu ainda não entendi muito bem, você pode exemplificar?”


Beleza. Existe um case bem famoso da cerveja Devassa em que uma propaganda de TV mostrava uma loira misteriosa e assim fazia o encaminhamento para o site onde existia a imagem de uma fechadura pedindo que todos postassem em seu Twitter a hashtag da campanha e assim que fosse atingido determinado número de posts a loira misteriosa seria revelada com uma nova propaganda na televisão.


No final das contas a campanha passou por várias mídias narrando a história de modo a engajar o público. Isso foi um exemplo claro de Crossmedia.









436 visualizações0 comentário
bottom of page