O marketing envolve diversas variáveis, e diz respeito à capacidade de ter uma oferta superior junto a um público-alvo segmentado. Base de sua aplicação, refere-se ao composto mercadológico, ou 4Ps de marketing, que foi proposto por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960). São eles Produto, Preço, Praça e Promoção.
A balança de quatro pratos, abaixo, proposta por Felix (2003), demonstra o quanto se faz necessário equilibrar as questões estratégicas do produto e marca, representados pelos 4Ps de marketing, aos quais a organização deve dedicar atenção, para a realização de trocas saudáveis e duradouras.
E fundamental estar no Ponto-de-venda correto, ao Preço compatível com os atributos e valores agregados ao Produto, comunicando, ou seja, Promovendo corretamente junto ao seu público-alvo.
É preciso destacar-se frente à concorrência
Os 4 Ps de marketing devem, assim, estar em correto equilíbrio para alcance de resultados.
O P de Produto diz respeito às estratégias para alcance da qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Praça, ou Ponto estuda a melhor forma de distribuição e entrega. O local da compra ou recebimento dos produtos e serviços.
O P de Preço trata dos valores relacionados às trocas, e também das condições diferenciadas de venda, como exemplo venda parcelada, ou aceite de cartões de crédito.
Já o P de Promoção refere-se à Comunicação e requer o uso correto de ferramentas e de técnicas a elas relacionadas.
Cada uma das ferramentas do composto mercadológico possui suas atribuições e competência.
Afinal, para que serve o Marketing?
O marketing é, assim, responsável pela prática das trocas saudáveis, na relação ganha X ganha, que viabilizam a fidelização, o ganho em curto, mas também em médio e longo prazos. Ganhos estes para quem compra, e para quem vende.
Conheça a Metodologia de Comunicação Integrada de Marketing - C.I.Mkt.
Comments