top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Como deve funcionar a Comunicação Integrada de uma empresa

Atualizado: 19 de ago. de 2022


Como deve funcionar a comunicação integrada de uma empresa


O que é Comunicação Integrada?


A Comunicação Integrada é um processo abrangente que une todas as funções que produzem algum tipo de comunicação ou que se relacionam com públicos, cujo gerenciamento deve ser regido por meio de uma gestão única de comunicação, ou mesmo de um GT ou comitê de comunicação.



Quem deve fazer a Comunicação Integrada na empresa?


Segundo o conceito da Comunicação Integrada, a área de comunicação deve trabalhar em conjunto com as demais áreas da organização, no planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação dos resultados comunicacionais.


Veja na imagem que segue, os cargos e funções de todos os profissionais que trabalham em uma área de Comunicação Integrada, seja nas empresas públicas com nas privadas.


Funções de todos os profissionais da área de Comunicação Integrada
FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.

Qual é a importância da Comunicação Integrada?


A Comunicação Integrada é essencial para que as atividades de um setor sejam cumpridas de forma coordenada, com o propósito de alcançar as metas e missão da empresa. Ela viabiliza o fluir de informação, relacionamento e necessidades a partir da organização, mas também da sociedade, agora proprietária de múltiplos canais.


A Comunicação Integrada é corresponsável, assim, pela disseminação da imagem institucional e da cultura organizacional. A realização de um Mapa Estratégico de Comunicação, também contribui em muito para efetivos resultados. O bom desempenho econômico da empresa depende da qualidade relacional tanto no ambiente interno, quanto junto aos demais stakeholders.


O que cabe ao gestor de comunicação?


A imagem abaixo, esclarece diferentes funções que devem ser realizadas e monitoradas pelo assessor de comunicação ou gestor de comunicação:

O Papel do Gestor de Comunicação nas Organizações - Meio de Comunicação Integrada
FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.


Qual é o objetivo da Comunicação Integrada?


A Comunicação Integrada deve reverberar a Comunicação Estratégica - que olha para a Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos organizacionais e para o Posicionamento da Imagem.


Ao Planejar, Desenvolver, Controlar e Avaliar as ações em comunicação voltadas ao ambiente interno e externo com foco nos objetivos estratégicos, o gestor aproxima-se dos desafios da Comunicação Estratégica. O bom líder desse departamento irá conduzir também de maneira integrada as pessoas, os processos e os procedimentos em Publicidade e Propaganda, em Relações Públicas, em Jornalismo Empresarial e em Assessoria de Imprensa. E dessa forma, fará fluir a comunicação interna e a comunicação externa, ora com propósito institucional, ora com propósito de gerar atitude, utilizando os recursos da comunicação online e da comunicação offline.



O Fluxograma da Comunicação Estratégica
FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.


Do que é composta a Comunicação Integrada?

A distribuição de produtos em comunicação em diferentes meios é uma das fases da Comunicação Integrada que busca ampliar o interesse ou desejo do consumidor a partir de novos estímulos. Mais recentemente com o advento da internet, surgiram os termos Cross-media e Transmedia.

Ao pensar em Comunicação Integrada, leva-se também em conta a complementação da mensagem em meios e veículos, e não a sobreposição da mesma mensagem em múltiplos canais. Como a marca é percebida pelos clientes? A estratégia de posicionamento define como a empresa deve trabalhar para ser percebida pelo mercado, no caso de empresas privadas, ou pela sociedade, no caso de empresas públicas, privadas e terceiro setor.


Propósito e Ambiente de Comunicação Integrada FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline
Propósito e Ambiente de Comunicação Integrada FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.


O fluxo acima enfatiza a postura estratégica em comunicar, tanto internamente quanto externamente, os valores, ideias, produtos ou serviços de uma empresa pública ou privada, ora com o objetivo de formação de imagem, ora com o propósito de gerar uma ação, uma atitude. Também há momentos para se sensibilizar o público interno a partir da Comunicação dos Valores e Princípios organizacionais e, da mesma forma, momentos para usar o mesmo tipo de Comunicação com Propósito Institucional junto ao público externo. A linguagem neste tipo de comunicação geralmente se dá na primeira pessoa do plural: Nós apoiamos, entregamos, defendemos, buscamos, modificamos, fazemos, etc.. Há ainda que se incentivar o Público Interno usando a Comunicação para a Atitude, objetivando o alcance das metas da empresa. E posteriormente, fazer o mesmo junto ao público Externo. Faça, busque, alcance, experimente, apoie, compre, utilize…



Como funciona um esquema de Comunicação Organizacional Integrada
FÉLIX, Joana d'Arc Bicalho. O Fluir da Comunicação Estratégica: Integrada e em Ambiente online e offline. In: Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de renomados autores de 5 países. Brasília: Rede Integrada, 2020.

Comunicação Integrada de Marketing (CIM)


Para evitar confusões, também existe um conceito que abrange a Comunicação Integrada direcionada ao Marketing. Na verdade, é uma maneira de manter unidade entre os elementos de comunicação de uma campanha e seu devido público, e também manter a essência da empresa através de suas ações de Marketing .


Desse modo, as empresas conseguem guiar os seus públicos através do Funil de Vendas sem perder a identidade ficando fácil de entender que se trata da sua marca. E esse tipo de metodologia apresenta objetivos como:

  • Despertar intenção de compra;

  • Conscientização da marca (fixar a marca na memória dos clientes);

  • Demonstrar a atitude da marca (ilustrando a maneira como a empresa e sua cultura pensam em fazer a diferença no mundo).


Deseja saber mais sobre Comunicação Integrada?


Assista esta palestra sobre o tema com renomados professores e pesquisadores:



Aproveite também para fazer o download gratuito do livro "Comunicação Estratégica e Integrada: A visão de 23 renomados autores em 5 países". Clique aqui!



A Rede® ️CMG oferece produtos que têm o objetivo de aprofundar o conhecimento de seus usuários a modo simples e direto, auxiliando-os em suas tarefas diárias de maneira funcional, tanto para atividades que necessitam de planilhas e outros materiais de apoio úteis, quanto para atividades que demandam conhecimento prévio além da aplicação.


Clique aqui para download do material que mais te interessar!

885 visualizações0 comentário
bottom of page