• Joana Bicalho

Marketing aplicado à Saúde

Atualizado: 27 de Set de 2019



O que é Marketing voltado para a Saúde?

Em primeiro lugar, torna-se necessário explicar o que é marketing pois muitos têm uma definição equivocada de seu conceito. Marketing não é vendas, não é promoção, nem mesmo publicidade.

Em 1947, Jerome Mccarthy solidificou o conceito de marketing como sendo o equilíbrio perfeito entre a qualidade do Produto ou serviço, o Preço que se paga para recebê-lo, a Praça ou local em que o recebe e a forma de comunicar ou Promover este produto. O famoso Mix de Marketing, formado pelo equilíbrio entre os 4Ps permite, assim, que todo e qualquer produto ou serviço possa se destacar perante a concorrência.

Composto de Marketing:

Produto ou Serviço - A qualidade do produto e serviço deve ser medido pelo valor percebido pelo cliente, ou potencial cliente. Os estudos permitem compreender qual entrega tornar-se-á superior, destacando a marca do médico, clínica ou hospital.

Preço - Preço alto é aquele que tem uma entrega inferior ao valor percebido. Nos estudos dos 4Ps, equilibra-se o valor do produto ao preço, sempre levando em conta as demais ofertas do mercado para, assim, elevar a qualidade do produto, ou reduzir o preço tornando-se a melhor opção do mercado.

Clientes especiais, como exemplo os que pagam consultas particulares, ou mesmo possuem planos de saúde superiores, certamente cobrarão mais valores agregados, o que inclui qualidade e customização de atendimento, espaço físico com conforto, entre outros.

Praça - Estudos contemporâneos permitem utilizar o Geomarketing para melhor identificar regiões em que transitam os clientes almejados, no volume que também atenda à necessidade da clínica ou hospital. Com estes estudos, é possível compreender locais que aceitam a precificação e a qualidade da entrega dos serviços. Cada vez menos os clientes querem se deslocar de seu fluxo natural. Estar no local certo, na hora certa transforma-se em diferencial.

Promoção - Há uma série de restrições do conselho de medicina sobre a publicidade relacionada à saúde. Mas ao mesmo tempo, há uma variedade de caminhos, na assessoria de imprensa, nas mídias sociais, nas buscas google, no marketing de relacionamento entre outros, que permite ao cliente potencial compreender os diferenciais da clínica, em linguagem e formato permitidos pela legislação.

Vale ressaltar que é bastante justificável o investimento em marketing, frente ao grande retorno que ele viabiliza.

Experimente os resultados que ele pode trazer!


"Otimize resultados com direcionamento da comunicação e do marketing". 


O que o Marketing pode fazer pela sua empresa?

- O seu médico é facilmente localizado na busca google, quando se digita a especialidade que clinica?

- A sua clínica ou hospital está no topo da busca google?

- Nas redes sociais, sua empresa já conquista o 'Compartilhamento' e 'Curtir' de forma orgânica, sem ativação de publicidade?

- A sua clínica, ou hospital, é utilizada pelos repórteres e jornalistas da imprensa como fonte?

- O seu site mostra claramente todas as especialidades que, de fato, interessam à sua empresa?

- A agenda dos diferentes médicos está com o volume de atendimento desejado? Todos eles possuem reputação nas redes sociais, incluindo Linkedin, Twitter, Instagran, Facebook? A forma com que apresentam para a sociedade é uma forma profissional ou pessoal?

- Você tem comparado a quantidade de atendimentos de clientes e de novos clientes?

- Consegue mensurar a agenda de atendimentos de forma a agregar especialidades?

- Possui um plano de capacitação para ampliar a qualidade relacional entre colaboradores e entre empresa x cliente?


- Está se mantendo, no ciclo de vida, na fase de Crescimento?


- Deseja fazer um curso nessa área ? Entre no nosso site temos vários curso, para melhor atende lo. Link dos cursos: https://www.gestaodacomunicacao.com/todos-os-cursos -

0 visualização