top of page
  • Foto do escritorJoana Bicalho

Media Training: O que é? Para que serve?

Atualizado: 18 de ago. de 2022

Como fazer o treinamento em mídia para os diretores da sua empresa?


Entenda a forma correta de se posicionar frente à mídia



Qual é o significado e como funciona o Media Training?


Índice:



O que é Media Training?


Marina Simpson, professora de Media Training na Rede®️CMG.



Também chamado de Treinamento de Mídia, nada mais é do que um treinamento para um profissional se tornar porta voz da empresa em que trabalha, saber como melhor se posicionar em diferentes ambientes, seja na televisão, no rádio, em lives, entrevistas ou qualquer outro tipo de contato com os canais de mídia.


Esse contato é muito significativo para uma organização para que se posicione enquanto marca, no mercado e junto aos cidadãos e, ao mesmo tempo, construa uma identidade própria para a empresa.


O profissional que será o porta-voz, sempre vai tratar de determinado assunto com técnicas específicas, exatamente trabalhadas em media training, de maneira a passar informações corretas, claras e objetivas.


Humberto Leite, professor de Media Training na Rede®️CMG.




Qual é a importância de um Media Training?

Já que é para capacitar e aperfeiçoar o assessor em compreender a imprensa e prepará-lo para melhor se posicionar, o treinamento de mídia conta com ampliação do conhecimento técnico, estudos de caso e atividades práticas como, entrevistas, preparo verbal e corporal, mapa de mensagens, hierarquia de linhas temáticas, gravações e uma série de outras ferramentas que são necessárias para que o profissional atenda as demandas, com desenvoltura, pro atividade de forma a aproveitar as diferentes oportunidades para transmitir a mensagem que deseja.


Ou seja, é muito importante que o porta-voz tenha uma boa postura, desenvoltura e linguagem corporal e verbal que são adquiridos com o media training. Além disso, compreende técnicas para deixar ainda mais clara a mensagem transmitida, para um melhor entendimento da audiência. Isso faz com que o profissional aumente sua capacidade de fala e posicionamento, para conquista de credibilidade, imagem e reputação para a organização em que trabalha.



Quais são as técnicas que podem ser absorvidas no Treinamento de Mídia, facilitando o momento de entrevista do porta-voz?


Compreenda já, DICAS IMPORTANTES EM MEDIA TRAINING:

  1. Sinalizar - serve para deixar suas mensagens-chave mais claras para o repórter;

  2. Gancho - é o trecho de resposta que permite uma fala maior;

  3. Pontes - as perguntas nem sempre vem como o esperado, como então, fazer essa ligação com a resposta?

Essas três etapas, são algumas técnicas que podem ser absorvidas no Media Training e fazem parte de situações vivenciadas por entrevistados.


Dentre as técnicas de bem se posicionar frente à mídia, está a compreensão das mensagens-chave - conceitos ou afirmações determinadas previamente para posicionamento público e que a fonte deverá enfatizar durante a entrevista e em variadas situações, buscando destacar, esclarecer e convencer. As mensagens devem ser claras, relevantes, consistentes, memorizáveis e concisas.


Por isso é importante definir mensagens-chave, argumentos, exemplos baseados em dados, fatos e fontes - e isso é aprendizado em um Treinamento de Mídia.


Dentre os desafios do Assessor de Imprensa, estão:


  • Ampliar os canais e a voz da organização e manter uma boa relação com os diferentes veículos que cobrem as editorias de interesse;

  • Conquistar pautas e espaços nos veículos;

  • Contabilizar a agenda do jornalista com o porta-voz, sendo que o espaço na mídia, se não ocupado pela organização, será ocupado por outro concorrente.

A partir de um Treinamento de Mídia para bem se posicionar frente à ela, é possível trazer ganhos para a fluência do trabalho do Assessor de Comunicação e para o posicionamento de imagem e marca.


Por isso, é preciso constantemente promover

  • O alinhamento de discurso;

  • A organização das ideias e do fluxo informacional;

  • Treinamento para bem se posicionar frente à mídia;

  • A ampliação da fluência na relação entre assessorias e editorias.

É a partir do Treinamento em Mídia que a empresa amplia, cada vez mais possibilidades de gerar produtos de comunicação para as diferentes mídias, tais como: Youtube, Redes Sociais, Sites e outros.


Quais são as 10 principais vantagens de realizar o Media Training?


Aprender a se posicionar adequadamente frente à mídia e saber como ter um bom relacionamento com assessores de imprensa e jornalistas é muito importante para um diretor, assessor, chefe de gabinete e demais instância superior da organização.



Essas pessoas precisam saber lidar com a imprensa nas situações mais complexas, tais como: entrevistas difíceis, com perguntas induzidas pelo jornalista, questões especulativas e outras. Por isso, confira as habilidades que você pode desenvolver após o Media Training:


  • Facilidade de comunicação, uma vez que você se sente mais seguro e preparado para falar em público com clareza;

  • Você se torna um porta-voz capacitado e acaba trazendo credibilidade para o negócio, assim podendo, abrir um leque de oportunidades para representar empresas;

  • Você cria uma aproximação maior com o seu público, gerando confiança para a audiência;

  • Saberá diferenciar o que se deve ou não fazer;

  • Vai elaborar melhores estratégias para se dispor frente às câmeras;

  • Compreender melhor o papel da empresa e dos jornalistas;

  • Desenvolve expressão corporal e verbal;

  • O discurso fica melhor alinhado com a empresa;

  • Melhor posicionamento;

  • Cria uma identidade para a empresa.


Etapas Necessárias para um Treinamento em Mídia:


São necessárias as seguintes etapas para um Treinamento em Mídia:

Etapa 1: Posicionamento e Visibilidade de Marca em Ambiente Multimídia;

Etapa 2: Media Training: A importância do porta-voz;

Etapa 3: Entrevistas online, lives, stories, debates e rodadas: Como se posicionar no ambiente online;

Etapa 4: O que eu quero com a Comunicação?

Etapa 5: Sessões de Media Training em duplas;

Etapa 6: Encontro final para apresentação dos resultados


A mídia cobra constantemente notícia, dados, fatos e posicionamento e seu interesse é ouvir o técnico, o gestor, o diretor da área, e não o Assessor de Imprensa. Por isso, é muito importante estar sempre atento e saber a melhor maneira para transmitir informações.


"A capacitação de fontes e porta-vozes é um dos instrumentos de comunicação que mais se popularizam nos últimos anos. Aperfeiçoar os assessorados em compreender a imprensa, atender adequadamente suas demandas, ser proativo e aproveitar as oportunidades para transmitir mensagens de maneira eficiente e com elas informar e influenciar os interessados tornou-se uma estratégia prioritária para as equipes de comunicação. Palestras, oficinas, textos, guias, simulações, reuniões preparatórias e avaliações regulares do desempenho das fontes proliferaram."

(Jorge Duarte, professor na Rede®CMG).



"Com a multimídia, as assessorias de comunicação organizacional se tornam verdadeiras editorias, em múltiplos canais de comunicação".

(Joana Bicalho, professora na Rede®CMG).


Isso mostra que, cada vez mais, os assessores de comunicação precisam de produtos em comunicação precisam de produtos em comunicação, tais como: entrevistas, lives, podcasts, stories, reels, IGTV, e por isso precisam treinar seus diretores, para saberem se posicionar frente às mídias próprias e mídias em veículos de comunicação.


5 Excelentes livros que tratam sobre Media Training:


1. Você na Telinha - Como usar a Mídia a seu Favor;

Autor: Herodoto Barbeiro;

Editora: Futura.


2. Media Training: Como agregar valor ao negócio melhorando a relação com a imprensa;

Autora: Luciane Lucas;

Editora: Summus Editorial.


3. Media Training: Melhorando as relações da empresa com os jornalistas;

Autor: Nemércio Nogueira;

Editora: de Cultura.


4. Backstage: Lições de Media

Training em 31 histórias sobre os bastidores de entrevistas jornalísticas;

Autora: Aurea Regina de Sá;

Editora: Comunica.


5. Quem tem medo de ser notícia?

Autora: Marilene Lopes;

Editora: Makron Books.


Conclusão:


Agora que você já sabe o quão importante é saber se posicionar frente à mídia e manter uma boa relação com jornalistas, mãos à obra!


Aqui nós podemos te ajudar a se tornar esse profissional qualificado, pois acreditamos que o conhecimento é a chave para o sucesso profissional. E você?


A REDE Comunicação, Marketing e Gestão - RedeCMG - oferece um curso completo de Media Training, Assessoria de Imprensa e Gestão de Crise, com valor acessível!

Por ser em sala de aula online, ao vivo e virtual, pela plataforma Zoom, possui alunos do Brasil, Chile, México, Espanha e Portugal. Este modelo EAD tem o diferencial de ser ao vivo, ou seja, o aluno fica todo o tempo com o professor. Mas caso perca alguma aula, também acessa à aula gravada nos 15 dias posteriores a cada disciplina.


Curso com certificado e professores renomados que atuam no mercado! Você pode optar pelo curso completo ou pelos módulos individuais!

Clique aqui e faça sua matrícula!






1.024 visualizações0 comentário
bottom of page