• Joana Bicalho

Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa

Atualizado: 22 de jun.

Existe uma confusão nas definições de Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa, principalmente para as pessoas que não trabalham na área de comunicação. Embora às vezes seja uma confusão até para aqueles que são da área.


Vale lembrar que a Assessoria de Imprensa é uma parte da Assessoria de Comunicação, pois trata-se dos vínculos empresariais/institucionais com a mídia, desenvolvendo o papel de divulgar informações entre o público interno, externo e os próprios colaboradores.


Imagem Ilustrativa de jornalistas fazendo uma reportagem

O que é Assessoria de Imprensa e quem é o seu responsável?


A Assessoria de Imprensa se enquadra como um recurso da comunicação de qualquer empresa e baseia-se na administração de toda informação com caráter jornalístico que circula na esfera institucional. Dessa forma, o Assessor de Imprensa é o colaborador que exerce atividades como manter o contato com os veículos de comunicação e repórteres, além de criar materiais para jornais, revistas, vídeos, etc. Inclusive, é um profissional que precisa ser flexível na sua escrita e saber diferenciar a maneira de escrever conteúdo para o impresso e o digital (utilizando técnicas do jornalismo web).


Dentre as outras tarefas do profissional de Assessoria de Imprensa estão:


  • Orientação a qualquer pessoa que for entrevistada dentro da empresa (Media Training);

  • Discorrer e divulgar eventos e outras atividades realizadas pela empresa;

  • Redigir releases para imprensa;

  • Solicitar coletivas de Imprensa.

O que mudou na Assessoria de Imprensa atualmente?


Levando em consideração a velocidade das atualizações em um mundo globalizado e digital, o papel do assessor de imprensa apresentou algumas mudanças da sua configuração tradicional. A intenção atual dos assessores de imprensa não é só ter contato com os veículos de comunicação para levar informações sobre a empresa, mas também entrar em contato direto com o público, sejam eles classificados como consumidores ou simplesmente cidadãos, levando em consideração uma comparação entre o meio privado e público. E desse modo, trazê-los diretamente ao seu sistema de comunicação para interagir em todos seus canais que vão além da newsletter, como era anteriormente.

O assessor de imprensa também precisa atualizar o seu modo de escrever quando se trata do meio web, como já dito antes, utilizando técnicas do jornalismo web. Além disso, deve trabalhar usando a estrutura de texto em pirâmide deitada do autor João Canavilhas.


Ilustração da Pirâmide Deitada do Webjornalismo - João Canavilhas

Algumas tendências da assessoria de imprensa apresentam um interesse maior do público em notícias que são confiáveis, já que existem meios de identificar fake news com uma maior facilidade atualmente.


Além disso, a comunicação em multicanais como o site institucional, redes sociais e podcasts, que é inclusive um reflexo da comunicação integrada e estratégica, engloba um número mais elevado de pessoas fazendo links entre si.


Por que ter um profissional de Assessoria de Imprensa?


O ideal seria ter uma equipe completa só para a Assessoria de Imprensa, mas a verdade é que nem todas empresas do mercado têm essa possibilidade. Entretanto, mesmo com apenas um membro sendo responsável por toda assessoria de imprensa, este vai fazer toda a diferença para a imagem institucional e o quanto a empresa vai ser falada publicamente. Inclusive, é este o profissional que ao fazer bom uso das técnicas de SEO em seus textos dentro do site vai posicionar bem a empresa nos buscadores.


Imagem Ilustrativa de reunião da Assessoria de Comunicação

Então, o que é a Assessoria de Comunicação e por que

tê-la em sua empresa?


A Assessoria de Comunicação é mais global. Dentro dela estão a Assessoria de Imprensa, a Publicidade e Propaganda e as Relações Públicas. Assim, apesar dos termos Assessoria de Comunicação e Imprensa serem parecidos, eles são bem diferentes conceitualmente e estão apenas no mesmo universo.


Uma equipe de Assessoria de Comunicação é composta por profissionais de marketing, jornalismo, relações públicas e publicitários. Tentar fazer com que apenas uma pessoa seja responsável por todas essas tarefas é quase impossível, por isso esta é uma área que exige a utilização de uma equipe multidisciplinar. E por isso, também não pode deixar de ter uma pessoa liderança. O assessor de comunicação é o responsável por coordenar os trabalhos dentro dessas três áreas mencionadas e manter a harmonia da comunicação de toda empresa.


Bom, as tarefas da área de jornalismo já foram mencionadas anteriormente quando falamos da Assessoria de Imprensa, mas ainda restam algumas tarefas que são incumbência das áreas de publicidade e RP:


  • Desenvolver campanhas e peças para veiculação midiática, respeitando os critérios de cada meio, ou seja, offline ou online.

  • Gerir as mídias sociais e suas vertentes;

  • Definição de Linhas Editoriais para cada mídia social;

  • Estar informado das ações do setor de Recursos Humanos;

  • Encaminhar soluções para melhora de relacionamento com o público interno e externo, proporcionando clima de integração;

  • Planejar programas comunitários e campanhas sociais também promovendo pesquisa de opinião.

O que há de novo na Assessoria de Comunicação?


Os assessores de comunicação atualmente não devem gerir apenas as áreas de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas, mas também dispor atenção a nível estratégico e integrado para conduzir o sistema próprio de comunicação da empresa, incluindo um canal de TV da empresa (Youtube), uma estação de rádio (Spotify ou Soundcloud) e redes sociais voltadas para os diferentes stakeholders.


Agora que está esclarecida a diferença entre as duas áreas e seus devidos encargos, é possível ponderar as necessidades da sua empresa e como você pode montar ou reorganizar sua própria equipe de comunicação estratégica.


Caso seja uma necessidade de atualização da equipe, a RedeCMG possui uma série de cursos destinados especificamente para os profissionais de Assessoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa como:







Cada vez mais as empresas estão montando estruturas próprias de Assessoria de Comunicação e dentro delas contratando um Assessor de Imprensa, Um publicitário e um profissional de relações públicas.


Outras vezes, são contratadas consultorias de Assessoria de Imprensa ou Assessoria de Comunicação para uma melhor customização da área dentro das necessidades da empresa específica, sendo pública ou privada. Há também as possibilidades de mentoria para guiar os profissionais em suas melhores performances.






79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo