• Joana Bicalho

Comunicação Organizacional - O que é? Como de fato conquistar?

Atualizado: 24 de set.

Entenda o que é, os tipos, funções, qual a importância e os caminhos para conquistar a Comunicação Organizacional

Para que serve a Comunicação Organizacional
Para que serve a Comunicação Organizacional

A gestão da comunicação possui várias nuances a depender de como e onde é aplicada. Pensando nisso, a REDE disponibilizou a leitura gratuita do livro “Comunicação Estratégica: A visão de 23 renomados autores em 5 países” para que gestores, empresários, acadêmicos e estudantes tenham uma noção mais completa da magnitude da comunicação estratégica em várias perspectivas.


São reunidos, no livro, 23 autores de 5 países, que trazem desde os conceitos mais básicos até a utilização da comunicação estratégica em diferentes situações de mercado.


Margarida Kunsch, doutora em Ciências da Comunicação, mostra que existem quatro frentes de atuação na Comunicação Organizacional:

  • Comunicação mercadológica

  • Comunicação institucional

  • Comunicação interna e

  • Comunicação administrativa operacional

Comunicação Organizacional é, assim, o processo da comunicação entre a empresa e os demais stakeholders da organização, cujo processo não deve ser fragmentado e pode se aplicar para uma empresa privada, pública ou mesmo do terceiro setor.

Mas a prática da Comunicação Organizacional Integrada torna-se quase impossível se a empresa (privada, ou pública) não possuir uma Política de Comunicação Organizacional.


Facilitando o entendimento sobre Gestão da Comunicação


Segundo a professora doutora Joana d’Arc Bicalho Félix, pode-se dividir a comunicação em Comunicação Institucional aquela que fala ao coração e em Comunicação para a Atitude que deseja uma ação do receptor da mensagem. Sendo que, cada uma delas, deve ocorrer no ambiente interno e no ambiente externo.


O sucesso na gestão da comunicação organizacional


Comunicação Organizacional, não diz respeito a um planejamento, mas sim, a uma metodologia de gestão. É tornar a comunicação como parte estratégica da organização, envolvendo todos para a conquista de resultados, com foco na missão e visão. Assim, a Comunicação Organizacional deve levar em conta os diferentes stakeholders, ou públicos de relacionamento. Ou seja, a Gestão Estratégica da Comunicação leva em conta a percepção do público interno, fornecedores, colaboradores, clientes, comunidade vizinha e governo, com o propósito de manter boas práticas comunicacionais, entender os caminhos para concretizar a missão e visão organizacional, manter a reputação e a confiança na marca. A partir desta boa interface, também desenvolve melhor os produtos e serviços, ampliando, assim, a capacidade de retenção e conquista de novos clientes.

Para tal, o sucesso na Gestão da Comunicação Empresarial (ou Organizacional) requer do assessor ou gestor de comunicação princípios básicos para alcançar respostas satisfatórias:

  • Organograma que leva em conta as demandas em Publicidade e Propaganda, Assessoria de Imprensa, Relações Públicas e Publieditorial (também chamado de Jornalismo Empresarial). Este organograma pode ser ocupado por pessoas contratadas, terceirizadas, ou mesmo fornecedores a partir de editais ou Termos de referência e, mesmo não sendo colaboradores contratados, estarão ocupando o espaço/função necessária, prevista no citado organograma.

  • Capacidade de liderança e olhar estratégico do gestor de comunicação;

  • Capacidade de fluência da Informação e a articulação do conhecimento entre as pessoas para a produção de ideias e alcance da Interação baseada na cooperação que gera resultados para a empresa;

  • Aproximação dessa liderança com o nível estratégico da organização;

  • Existência do PDCA: Planejamento, Desenvolvimento, Controle e Avaliação (monitoramento) dos resultados em comunicação;

  • Cultura Organizacional que deve compreender ser a comunicação papel de todos dentro da empresa, e não apenas da Unidade de Comunicação.omunicação Estratégica.


Caminhos para realizar a comunicação organizacional


Uma vez que já estruturou os princípios básicos, acima, é hora de novas atitudes táticas. Os resultados da comunicação organizacional devem ser desenvolvidos a partir de planejamentos estratégicos, táticos e operacionais, de comunicação:

  • Defina os problemas em comunicação a serem resolvidos - SITUAÇÃO PROBLEMA DO PLANEJAMENTO;

  • Defina o(os) objetivo(s) do planejamento - O QUE SE PRETENDE ALCANÇAR:

  • Se for algo de longo prazo, e que defina do corpo diretivo, trata-se de um plano Estratégico de Comunicação;

  • Se forem resultados de médio prazo (um ano, por exemplo), trata-se de um Plano Tático de Comunicação.

  • Agora, se for um objetivo de curto prazo (um evento, por exemplo), você fará um Plano Operacional de Comunicação.

  • Defina os cenários que corroboram ou prejudicam o alcance dos objetivos, na situação problema. Pense no cenário externo e interno, e inclua as Forças, Fraquesas, Ameaças e Oportunidades.

  • Denina seu público-alvo e desenhe sua Persona, bem como a Jornada de Mídia que ele realiza.

  • Escolha os Canais de Comunicação da maneira mais otimizada, pensando no custo benefício em seu Funil de Vendas, ou Funil de Engajamento.

  • Elabore o Plano de Mídia de maneira criativa, mas sempre lembrando do orçamento;

  • E defina como irá medir os resultados, afinal, toda comunicação estratégica é intencional, tem um foco claro, para a empresa. Um Mapa Estratégico de Comunicação muito ajuda.


Porquê o gestor de comunicação deve se preocupar com os diferentes tipos de comunicação


O papel do Gestor de Comunicação é realmente gerir o fluxo de "fala" e de "escuta" da marca, com os diferentes publicos de relacionamento. Assim, deve considerar que existem vários públicos de relacionamento com a marca: Há a buyer Persona, a Bad Persona, a Brand Persona, e sempre levando em conta que uma comunicação externa deve sempre ser precedida da comunicação interna.

Logo, entender os tipos de comunicação, conhecer os diferentes canais e as ações possíveis viabiliza resultados.


Se você busca:

  1. melhor conhecer de Comunicação Organizacional;

  2. entender quais documentos norteadores a área deve ter;

  3. saber como projetar o organograma ideal (a ser programado em visão de futuro, a partir do atual);

  4. acompanhar como vêm atuando outros outros profissionais de gestão da comunicação na contemporaneidade;

  5. estudar em sala de aula AO VIVO, entretanto pelo zoom, minimizando custos e ampliando a qualidade de estudos e de vida.


A Rede® ️CMG oferece o Curso de Comunicação Estratégica Integrada com certificado de 90 horas/atividades o que inclui aulas e mentorias individuais; templates de documentos, projetos e planejamentos a serem já aplicados nos seus casos reais da organização. A melhor relação custo x benefício entre todos os cursos oferecidos no mercado.



A Rede® ️CMG oferece produtos que têm o objetivo de aprofundar o conhecimento de seus usuários a modo simples e direto, auxiliando-os em suas tarefas diárias de maneira funcional, tanto para atividades que necessitam de planilhas e outros materiais de apoio úteis, quanto para atividades que demandam conhecimento prévio além da aplicação.


Clique aqui para download do material que mais te interessar!


10 visualizações0 comentário